Moradores de Santo Eduardo e Santa Maria ainda com problemas de transporte
Camilla Silva 23/07/2019 18:24 - Atualizado em 23/07/2019 18:27
Passageiros aguardam na rodoviária
Passageiros aguardam na rodoviária / Genilson Pessanha
O período de transição para o Novo Sistema de Transporte de Campos entra na sua segunda semana e a região central e os distritos estão sendo atendidos pelas empresas de ônibus. O projeto prevê uma alternativa para regiões mais distantes que ficaram bastante tempo sem o serviço, como são os casos da região Serrana e Norte do município. Nesses locais atuarão os vencedores da licitação do transporte alimentador em vans e micro-ônibus irão. Nesta terça-feira (23), moradores de Santo Eduardo e Santa Maria relataram problemas durante este período de transição. Já em Lagoa de Cima e Conceição do Imbé, a população afirmou que o número de veículos aumentou.
Pelo novo sistema, a área central de Campos deve ser atendida por empresas de ônibus que venceram o edital de licitação em 2015. Já as áreas mais distantes passam a ser atendidas pelo transporte alimentador. Seis terminais farão a interligação entre os dois grupos, sem a necessidade do pagamento de uma nova passagem. Com o novo modelo, em agosto, 235 vans e micro-ônibus estarão circulando de forma integrada, além dos 260 ônibus, segundo o Instituto Municipal de Trânsito e Transporte (IMTT). Até lá, as empresas realizaram um reforço na frota para atender, também, as regiões mais distantes do Centro.
— A gente tem os horários certinhos desde a semana passada. Agora eles falam que vão voltar com o serviço para ser feito direto pelas vans. Vamos ver o que vai acontecer — ponderou a moradora de Conceição de Imbé Fátima Pereira.
Usuários da região Norte do município afirmaram que ainda enfrentam problemas. Em março, o IMTT chamou uma empresa para realizar o transporte em caráter de emergência. Em janeiro, moradores da localidade reclamaram do atendimento do transporte público que estava sendo realizado por um único ônibus. O problema existe, segundo os reclamantes, desde de junho de 2018.
— Não mudou nada. Para quem mora em Santo Eduardo, Santa Maria e Mutuca continua uma decadência, sem ônibus. Eu, para trabalhar, tenho que fazer o trajeto entre Campos e Santo Eduardo, e estou gastando R$ 33,00 por dia — afirmou a leitora Lilian Barbosa.
O presidente do IMTT, Felipe Quintanilha, explicou que, com a implantação completa do sistema, 69 permissionários atenderão a região Norte, incluindo localidades como Mundeus, Guandu, Paraíso, Ribeiro do Amaro, Murundum e Mato da Cruz.
— Lá é uma região que vai ter uma melhora efetiva a partir do sistema alimentador. Durante a transição, o foco foi reforçar as regiões que eram atendidas por vans, o que não era o caso de Santo Eduardo. A gente está mantendo um mínimo de atendimento, mas nas próximas duas semanas com o início do funcionamento do sistema alimentador a situação vai normalizar. Nós queremos começar o funcionamento imediatamente, principalmente na região Norte e Baixada — explicou o presidente do Instituto.
Mobi Campos - Segundo o município, o aplicativo já registra mais de 40 mil downloads. O sistema conta com todas as concessionárias que operam no município e, gradativamente, as vans e micro-ônibus também serão vistos pela população no monitoramento do novo sistema de transporte.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS