Porto do Açu arrecada 500 agasalhos para doação
11/07/2019 19:16 - Atualizado em 15/07/2019 13:06
Com a chegada deste período mais rigoroso do inverno, o Complexo do Porto do Açu promoveu uma campanha para arrecadação de roupas de frio entre os colaboradores do empreendimento. O grupo de voluntariado AbrAÇU recolheu 500 itens, que foram doados nesta semana em que a região litorânea do Norte Fluminense registrou a menor temperatura dos últimos 20 anos. As doações, que incluíram casacos, mantas, meias e outras peças de inverno, beneficiaram idosos do Retiro São João Batista, em São João da Barra; adolescentes do Projeto Cativar, em Campos; e moradores de rua assistidos pelo Projeto Alegria.
“Somando os três públicos atendidos pelas doações do Complexo, esta ação do AbrAÇU está atingindo cerca de 130 pessoas. Para nós, que idealizamos e incentivamos o programa de voluntariado do Porto, é uma satisfação enorme perceber a adesão de colaboradores das diferentes empresas instaladas no Açu. Como maior negócio em desenvolvimento na região, temos o compromisso de engajar nosso time nas boas práticas sociais”, afirmou a coordenadora de Responsabilidade Social da Porto do Açu, Izabel Sousa.
Um dos grupos que mais sofre neste período de baixas temperaturas é o de moradores de rua. Por isso, a doação de peças de frio é uma das ações mais significativas do Projeto Alegria, atuante há oito anos, em Campos. Segundo Natalie Poppolino, uma das responsáveis pelo projeto, as doações do Complexo serão encaminhadas a cerca de 80 pessoas, que vivem na região central da cidade: “Toda doação é bem-vinda e funciona como um cuidado e um alento para quem vive em situação de rua. A vida sem um lar é muito difícil e, durante o inverno, ela se torna ainda mais complicada. Valorizamos muito iniciativas como a do AbrAÇU”, ressaltou.
As doações também foram bem recebidas pelos 37 idosos do Retiro São João Batista, que ainda aproveitaram a visita da equipe de Responsabilidade Social da Porto do Açu para jogar conversa fora, durante o café da manhã: “Somos muito gratos pelo apoio que o Complexo do Açu sempre nos dá. Nossos velhinhos ficam muito felizes ao serem presenteados e, ainda mais, quando têm um momento de troca e interação com quem vem visitá-los. Ações como esta não têm preço”, disse Lenilda de Souza, gerente do abrigo.
Participaram desta última ação do AbrAÇU as empresas Porto do Açu Operações, Gás Natural Açu (GNA), Andrade Gutierrez, Siemens, TechnipFMC e NOV. Em algumas companhias, a campanha de arrecadação continua, o que tornará o número de doações e beneficiados ainda maior. Com esta Campanha do Agasalho, o Programa de Voluntariado do Porto do Açu já soma 12 ações realizadas desde sua criação, em 2017. Ao longo deste período, aproximadamente 1.600 pessoas foram beneficiadas e mais de 90 colaboradores se engajaram nas atividades em prol da população local. (A.N.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS