Mário Sérgio Junior
04/07/2019 19:12 - Atualizado em 08/07/2019 13:29
O Instituto Municipal de Trânsito e Transporte (IMTT) de Campos definiu uma data para escolha de linhas do novo sistema de transporte alimentador. No próximo dia 8, às 9h, todos os licitantes habilitados e classificados deverão comparecer no Teatro Trianon para fazer a escolha de itinerários. A relação final com 273 licitantes aptos foi publicada no Diário Oficial desta quinta-feira.
De acordo com a publicação, a escolha das linhas acontecerá em sessão pública com estrita observância à ordem de classificação, bem como sorteio dos licitantes que restaram empatados. O processo licitatório foi iniciado no dia 26 de abril, quando foram recebidos os envelopes A. Já a segunda fase ocorreu no dia 29 de maio, quando foram abertos os envelopes B, que continham documentos de habilitação, para verificar se os licitantes estão aptos a participar do processo. No total, 351 licitantes participaram da segunda fase.
Segundo o novo sistema, vans deixarão de circular no perímetro urbano e passarão a trabalhar na ligação entre distritos e terminais de integração. Ao todo, serão seis pontos distribuídos próximos à área central, onde o passageiro pegará um ônibus para o seu destino final. De acordo com o levantamento do IMTT, a área central de Campos é de cerca de 60 km², o que corresponde 1,5% do território do município. Nela, vivem cerca 72% da população. Esse público deve ser atendido pelas empresas de ônibus que venceram o edital de licitação em 2015. Já as áreas mais distantes passam a ser atendidas pelo transporte alimentador. Seis terminais farão a interligação entre os dois grupos sem a necessidade do pagamento de uma nova passagem.
Em entrevista publicada pela Folha em janeiro deste ano, o presidente do IMTT, Felipe Quintanilha, informou que a expectativa é que interessados sejam distribuídos em 44 linhas. Atualmente, o IMTT tem cerca de 280 motoristas de vans cadastrados. Eles andam por meio de uma autorização precária, já que ainda não houve licitação das linhas, conforme a lei que estabeleceu a possibilidade de funcionamento deste tipo de transporte. A lei, que é de 2010, previa que a licitação deveria ser realizada em 4 anos. Prazo foi prorrogado por mais 4 anos.