Implantação do novo sistema de transporte de Campos gera 600 empregos
19/07/2019 18:30 - Atualizado em 15/08/2019 17:52
  • Ronieclay Nunes foi contratado pela São João

    Ronieclay Nunes foi contratado pela São João

  • Adriana Souza Terra conseguiu uma vaga na São Salvador

    Adriana Souza Terra conseguiu uma vaga na São Salvador

Cerca de 600 empregos serão gerados pelo novo Sistema de Transporte de Campos, que começou a ser implantado nesse sábado (13), segundo expectativa da Prefeitura. Nesta fase de transição, a frota foi reforçada e 260 ônibus estão circulando por todo o município. Na próxima fase, a partir da inserção do transporte alimentador, que será feito por vans e micro-ônibus em áreas distritais, os ônibus atuarão somente na área central do município.
— Nesta semana, recebemos na empresa cerca de 300 pessoas interessadas nas vagas abertas a partir da implantação do novo sistema de transporte. Trinta e quatro pessoas já finalizaram o processo seletivo e estão contratadas. Temos vagas para motorista, cobrador, serviços gerais, auxiliar de mecânico, eletricista, bombista, borracheiro e lavador — destacou Ellen Azevedo, auxiliar de recursos humanos da Auto Viação São João, que calcula em 100 as novas oportunidades de emprego na empresa.
— Com a mudança no sistema, aumentou o número de ônibus nas ruas, elevando a demanda por profissionais. A Auto Viação São João está contratando para várias áreas e, mesmo antes de divulgar a abertura de vagas, já recebeu mais de 100 pessoas interessados, em apenas dois dias. Com a crise do transporte, houve uma redução drástica do número de funcionários e agora está ocorrendo uma retomada das contratações — ressaltou o gerente da São João, José Matias Junior.
Ronieclay Nunes foi um dos contratados. “Eu estava desempregado há dois anos. Não sabia mais onde procurar, até que surgiram essas vagas com o novo sistema de transporte. Estou muito feliz, porque já tinha trabalhado na empresa há alguns anos. Agora retorno e vejo o crescimento do transporte. Estou respirando aliviado, porque a dignidade do homem está no trabalho”, disse.
Adriana Souza Terra também estava desempregada e foi contratada há 15 dias pela empresa São Salvador, onde está atuando como despachante na rodoviária Roberto Silveira. “Estava desempregada há um ano, vivendo uma fase muito difícil. Além de mim, minha filha mais velha, que também estava sem emprego, conseguiu uma vaga na empresa como trocadora. Agora vivo uma fase feliz, trabalhando; e graças ao novo sistema de transporte, que tenho certeza que vai dar certo”.
No processo de licitação do transporte alimentador, foram classificados e habilitados 235 permissionários de vans e micro-ônibus, que terão prazo de até um mês para se adequarem ao novo sistema e iniciarem a operação nos distritos. Neste período, todos deverão instalar GPS, adesivar os veículos e instalar a bilhetagem eletrônica.
— As empresas de ônibus se prepararam para atender à população durante este período de transição. Aquelas que estavam com ônibus parados nas garagens, por não terem viabilidade financeira para mantê-los nas ruas, se comprometeram em colocar os coletivos extras para atender todas as linhas — disse o presidente do Instituto Municipal, de Trânsito e Transporte (IMTT), Felipe Quintanilha.
O Aplicativo Mobi Campos é outra ferramenta implantada para facilitar a rotina dos usuários do transporte coletivo na cidade. O App já tem 30 mil downloads e está disponível para celulares Android e via internet (mobi.ucam-campos.br).
Para melhor informação da população, a descrição das 78 linhas, com os horários e intervalos dos ônibus, estão disponíveis no portal da Prefeitura de Campos (www.campos.rj.gov.br).

ÚLTIMAS NOTÍCIAS