Mesmo com a proximidade do “pico de safra” na região Centro-Sul, o preço do etanol hidratado seguiu em alta no mercado paulista na semana passada. Segundo colaboradores do Cepea, o suporte continua atrelado à demanda das distribuidoras, que está aquecida – o biocombustível segue com vantagem sobre a gasolina C nos principais centros consumidores.
Entre 8 e 12 de julho, o Indicador Cepea/Esalq do etanol hidratado fechou a R$ 1,6507/litro (sem ICMS e sem PIS/Cofins), avanço de 0,63% em relação ao da semana anterior. No caso do etanol anidro, o Indicador Cepea/Esalq foi de R$ 1,8487/litro (sem PIS/Cofins), pequena elevação de 0,18% na mesma comparação.
Em junho, a média do etanol hidratado (considerando-se o Indicador Cepea/Esalq mensal) foi a terceira menor para o mês das últimas seis safras, em termos reais – valores deflacionados pelo IGP-M de junho/19. Do lado produtor, algumas usinas ficaram fora do mercado.
Ao longo da semana, outros estados produtores, como Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, também registraram alta nos preços do hidratado.