Morre, aos 98 anos, a atriz Ruth de Souza
28/07/2019 14:08 - Atualizado em 05/08/2019 13:42
A atriz Ruth de Souza morreu neste domingo (28), aos 98 anos, no Hospital Copa D’Or, em Copacabana, zona sul do Rio de Janeiro. Ela estava internada no Centro de Tratamento Intensivo desde a última segunda-feira (22) para tratar de uma pneumonia. Ela foi a primeira atriz negra a atuar no Theatro Municipal e a primeira brasileira indicada a um prêmio internacional de cinema, no Festival de Veneza de 1954.
O último trabalho da atriz foi na minissérie “Se eu fechar os olhos agora”, da TV Globo, filmado este ano. Ela foi homenageada no carnaval de 2019 pela escola de samba Acadêmicos de Santa Cruz durante desfile da Série A.
Ruth de Souza Pinto nasceu em 12 de maio de 1921, no bairro do Engenho de Dentro, na Zona Norte do Rio de Janeiro. Passou a infância com a família em Porto do Marinho (MG) e, após a morte do pai, voltou ao Rio com a mãe. Viveram em uma vila de lavadeiras e jardineiras em Copacabana.
O ator Paulo Betti disse que a morte de Ruth é uma grande perda para a cultura do país. "Ela é uma figura muito importante para a cultura brasileira. Fez o Teatro do Negro. Foi uma pioneira”, disse Betti destacando que acompanhava a “brilhante trajetória” de Ruth na televisão, no teatro e no cinema. “É uma perda. Lamento muito”.
O cineasta e imortal da Academia Brasileira de Letras (ABL) Cacá Diegues destacou que Ruth de Souza não foi só uma grande atriz, “como também foi um símbolo da ascensão da qualidade do trabalho dos negros, todos grandes atores”.
O velório da atriz acontece nesta segunda-feira (29) no Theatro Municipal a partir das 8h. Na primeira parte, o velório será fechado para a família até 10h, segundo informações da assessoria do Theatro. Em seguida, será aberto ao público até o meio-dia. Ainda não estão confirmados o local e horário do sepultamento.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS