Memórias afetivas pautam debate no Cineclube Goitacá
Matheus Berriel 11/07/2019 17:42 - Atualizado em 21/07/2019 16:09
Rodrigo Silveira
Memórias afetivas pautaram o debate realizado após a exibição do filme “Brilho Eterno de uma Mente sem Lembranças” (Eternal Sunshine of the Spotless Min, 2004), na noite de quarta-feira (10), em sessão do Cineclube Goitacá. A apresentação foi do cineasta e publicitário Felipe Fernandes, crítico de cinema da Folha da Manhã.
— Tivemos casa cheia e, aparentemente, (o filme) agradou à maioria. Rolou um debate legal, abordando muito essa questão dos relacionamentos. O filme mexe com tudo mundo, porque todo mundo já teve a sua dose de relacionamento. Então, aflorou questões pessoais nas pessoas e gerou um debate interessante — comentou o apresentador.
Embora seja uma produção estadunidense, o longa-metragem foi dirigido pelo francês Michel Gondry, com premiado roteiro de Charlie Kaufman. Um dos destaques mencionados por Felipe Fernandes foi a oportunidade de o público observar Jim Carrey atuando como protagonista de um romance dramático, longe de sua zona de conforto, a comédia.
— Não sei se o pessoal tinha visto outros filmes de drama dele. O pessoal comentou. É um Jim Carrey muito diferente. Até em algumas cenas que puxam para o lado de humor em que ele poderia ter se soltado um pouco mais, não se soltou. Continuou contido dentro do personagem dele, conseguiu controlar totalmente os vícios de comédia, não deixou florescerem — pontuou Felipe.
No filme, Jim Carrey interpreta o personagem Joel Barrish, protagonista ao lado de Clementine Kruczynski, esta vivida por Kate Winslet. Eles formam um casal que, após ter morado junto, acabou terminando o relacionamento. Ao descobrir que a mulher passou por um experimento para apagar de sua memória as lembranças dele, o homem resolve fazer o mesmo, mas percebe que, por mais dolorosas que algumas experiências sejam, elas servem para nos moldar.
O Cineclube Goicatá tem sessões às quartas-feiras, a partir de 19h, na sala 507 do edifício Medical Center, à esquina das ruas Conselheiro Otaviano e 13 de Maio, no Centro de Campos.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS