Jiboia resgatada em Santa Clara
13/06/2019 15:25 - Atualizado em 10/07/2019 14:54
Agentes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Defesa Civil (Sema) de São Francisco de Itabapoana (SFI) resgataram uma cobra jiboia (Boa constrictor). A ação aconteceu na tarde dessa quarta-feira (12), em Santa Clara, após moradores ligarem o Canal Verde.
A analista ambiental da Sema Juliana Souza informou que a cobra estava atravessando a rua, tendo subido em uma árvore, sendo resgatada pelo também analista ambiental do órgão Douglas Ferreira Barreira.
— A jiboia, depois de ser analisada pelo biólogo da Estação Ecológica Estadual de Guaxindiba (EEEG), foi solta nas imediações da unidade com o auxílio dos guarda-parques da própria EEEG — revelou Juliana.
Para evitar acidentes, que dependendo da gravidade podem ser fatais, a orientação é sempre que alguém se deparar com um animal silvestre, não se aproxime. A equipe da Sema deve ser acionada imediatamente por intermédio do Canal Verde pelo telefone (22) 98161-6713, a fim de que os agentes capturem o animal com segurança.
Jiboia – É um animal carnívoro, que se alimenta de pequenos roedores, aves e lagartos, mas quase não gasta energia, podendo ficar vários dias sem comer. A espécie vive aproximadamente 20 anos. Embora não seja venenosa, sua mordida causa sequelas, mas é uma serpente considerada pacífica e não tem o hábito de atacar o homem.
Fonte: Prefeitura de São Francisco de Itabapoana

ÚLTIMAS NOTÍCIAS