A campanha Junho Violeta, que dedica o mês à conscientização contra a violência à pessoa idosa, foi lançada na manhã desta segunda-feira, na Casa de Convivência do Parque Tamandaré. A ação é organizada pela superintendência do Envelhecimento Saudável e Ativo (Sesa) e segue até o dia 27 com atividades em todas as Casas de Convivência, em parceria com a superintendência de Justiça e Assistência Judiciária.
— O trabalho de orientação e informação é realizado durante todo o ano com palestras e debates com assistentes sociais e advogados nas Casas de Convivência, na Colônia de Férias do Farol de São Thomé e nos grupos da Terceira Idade da Baixada Campista. Partindo destas orientações, eles (idosos) se conscientizam e conseguem distinguir o que é violência — destacou a superintendente da pasta, Heloísa Landim.
Para trazer reflexão sobre o tema, a Superintendência de Justiça disponibilizou advogados para ministrar palestras nas Casas de Convivência sobre direitos e deveres dos idosos. Nesta segunda, o advogado Renato Dumas abordou vários temas com os presentes, entre eles, violações dos direitos dos idosos.
— As Casas (de Convivência) de Dores de Macabu e Parque Tamandaré possuem advogados semanalmente para auxiliar os idosos em quaisquer questões jurídicas. Além disso, eles podem procurar um dos nossos 12 polos distribuídos na cidade ou mesmo na nossa sede que fica na rua Baronesa da Lagoa Dourada, 165 — disse a superintendente Mariana Lontra Costa. (A.N.)