Ponto Final - Igreja convida políticos
25/05/2019 08:12 - Atualizado em 06/06/2019 15:51
Igreja convida políticos
Hoje, a partir das 10h da manhã, vários prefeitos e deputados da região estarão na Igreja Nossa Senhora do Rosário, mais conhecida como Igreja do Saco. O convite foi feito pelo bispo diocesano de Campos, dom Roberto Ferrería Paz, e pelo padre da igreja, Márcio Andrade, coordenador local da Pastoral da Cidadania, da Regional Leste 1 da CNBB. “Não será um encontro político, nem partidário, mas para estimular uma cultura de tolerância, propositiva, diante no ano eleitoral que se aproxima. O objetivo é chamar ao consenso e ao diálogo em torno de bem comum”, explicou ontem Dom Roberto à coluna.
Prefeitos
“Será um evento com agentes políticos, representantes da sociedade civil organizada e pessoas de boa vontade, dentro da Campanha da Fraternidade, para discutir políticas públicas, principalmente para os mais pobres. De maneira civilizada e cidadã, esse deve ser o debate em 2020”, pregou o padre Márcio Andrade. Para o encontro na Igreja do Saco, foram convidados os prefeitos de Campos, Rafael Diniz (PPS); de São João da Barra, Carla Machado (PP); de São Francisco de Itabapoana, Francimara Barbosa (PSB), de Cardoso Moreira, Gilson Siqueira (PP), de Italva, Margareth do Joelson (PP) e de Porciúncula, Léo Coutinho (PP).
Deputados
Também foram convidados os deputados federais Wladimir Garotinho e Hugo Leal (ambos do PSD), e os estaduais João Peixoto (DC), Gil Vianna (PSL), Rodrigo Bacellar (SD) e Bruno Dauaire (PSC). À coluna, Rafael Diniz e Wladimir confirmaram presença. Considerados os dois nomes mais fortes à Prefeitura de Campos em 2020, eles tentam reforçar a condição. Após a Igreja do Saco, Rafael seguirá ao mutirão do CCZ contra o mosquito Aedes aegypit, transmissor da dengue e chikungunya, no distrito de Travessão. Junto ao secretário de Desenvolvimento Humano e Social, Marcão Gomes (PR), o prefeito vai supervisionar pessoalmente a ação.
Rafael e Wladimir
Por sua vez, Wladimir tem sido ativo em sua estreia como deputado federal. Como conta a reportagem na página 5 desta edição, ele ontem anunciou ter garantido a sua e mais quatro assinaturas de colegas em uma emenda de bancada no valor de R$ 50 milhões, para a conclusão das obras dos novos prédios da UFF de Campos. O prefeito e o deputado parecem cientes que favoritismo não ganha jogo de véspera, nem garante vaga no segundo turno que todos os analistas projetam para Campos em 2020. Como a Igreja Católica, com seus 2 mil anos de tradição, os dois jovens políticos se mostram atentos a quem representam.
Roubo
A Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (Cecierj) informou que um dos veículos que fazia a distribuição de provas que seriam realizadas neste final de semana nos polos Cederj foi roubado, no final da tarde de quinta-feira. Por esse motivo, e com o objetivo de garantir o sigilo das mesmas, a Fundação decidiu cancelar as avaliações que seriam realizadas nestes 25 e 26 de maio em todo o estado, transferindo-as para o final de semana de 15 e 16 de junho.
Calendário
Trata-se das segundas avaliações presenciais do primeiro grupo de alunos (AP2 G1), que seriam realizadas por aproximadamente 30 mil estudantes. Em função dessa transferência, a terceira avaliação presencial do mesmo grupo (AP3 G1) também foi remarcada, para os dias 29 e 30 de junho. A Fundação Cecierj mantém as datas das provas do segundo grupo: AP2 G2, em 1 e 2 de junho, e AP3 G2, 22 e 23 de junho. O veículo roubado era uma camionete alugada que faria a distribuição das provas para o Norte Fluminense. O roubo aconteceu em Nilópolis.
Intolerância
O Ministério Público Federal (MPF) enviou ofício ao governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel (PSC), cobrando atuação das polícias Civil e Militar contra os ataques a terreiros de religiões de matriz africana, na Baixada Fluminense. O MPF recebeu a denúncia sobre o fechamento de pelo menos 15 casas a mando do tráfico de drogas, no município de Duque de Caxias, na última semana. O ofício foi enviado na última quinta-feira ao Palácio Guanabara, e nele, o MPF também pede uma reunião com o governador.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS