Ponto Final - Possível redistribuição dos royalties e seus impactos em debate
18/05/2019 17:57 - Atualizado em 06/06/2019 15:49
 
 
Defesa dos royalties I
Presidente da Frente Parlamentar em Defesa dos Municípios Produtores de Petróleo, o deputado federal Wladimir Garotinho (PSD/RJ), acompanhado de outros parlamentares do Rio de Janeiro, se reúne nesta segunda-feira, no Rio de Janeiro, com o diretor-presidente da Agência Nacional do Petróleo (ANP), Décio Oddone, para tratar do impacto de uma possível redistribuição dos royalties aos municípios produtores. Em abril, o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Dias Toffoli, anunciou para novembro o julgamento da ação sobre a divisão dos royalties do petróleo.
Defesa dos royalties II
O principal objetivo da reunião é pedir uma simulação das receitas dos estados e municípios produtores nos próximos cinco anos e solicitar a relação dos contratos das bacias de Campos e de Santos. Também participarão do encontro os senadores Romário (PODE/RJ) e Arolde de Oliveira (PSD/RJ), o deputado federal Hugo Leal (PSD/RJ) e o deputado estadual Bruno Dauaire (PSC/RJ), além do presidente da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Rio de Janeiro, Marcelo Mérida; e da gerente de petróleo e gás da Firjan e diretora geral da Organização Nacional da Indústria do Petróleo da Organização Nacional da Indústria do Petróleo (Onip), Karine Fragoso.
Reflexo
A postura armamentista do presidente Jair Bolsonaro já começa a refletir no interior do estado do Rio de Janeiro. Com cerca de 38 mil habitantes, São Fidélis passará a contar nos próximos dias com uma loja de armas, caça e pesca. A fachada já está pronta, tendo como símbolo uma caveira com dois revólveres atravessados em formato de X. Localizado na região central, o estabelecimento é minimamente ousado para uma cidade, ainda, com baixo índice de criminalidade.
Chuvas I
Desde sexta-feira, as fortes chuvas que atingem o Norte Fluminense têm causado estragos. Em Campos, foram registrados alagamentos em diversos pontos e, na madrugada de ontem, parte do teto da Catedral desabou. Os danos foram materiais, mas é necessário que as autoridades estejam em alerta. Parte dos problemas poderia ser evitada se houvesse melhor planejamento de infraestrutura urbana. Mas não apenas o poder público tem responsabilidade. É preciso que a população também cuide da cidade, principalmente evitando jogar lixo pelas ruas para não atrapalhar o escoamento das águas.
Chuvas II
Outra cidade da região afetada foi Macaé, cuja Prefeitura criou um gabinete de crise. No início da tarde de ontem, foi emitido um alerta para o município, indicando possibilidade de chuva forte até o início da tarde de hoje. Também foi proibido, pelo gabinete, o funcionamento de estabelecimentos de entretenimento, como circos e parques, até que sejam adotadas medidas de segurança.
Chuvas III
Depois das chuvas, os cuidados devem ser redobrados com a prevenção à proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya. O segundo Levantamento Rápido do Índice de Infestação por Aedes aegypti (LIRAa) de 2019, divulgado essa semana, foi de 4,4%, considerado de alto risco. No primeiro levantamento do ano, em fevereiro, o índice foi de 1,2%, de médio risco. E, segundo o CCZ, a maior parte dos focos do mosquito foi encontrada dentro de residências habitadas e em quintais.
Mais UTIs
Durante evento de lançamento da campanha de Doação de Leite Materno, que contou com a presença do ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, na capital do Rio de Janeiro, o deputado federal Christino Áureo destacou a importância da ampliação do número de leitos nas UTIs neonatais no estado e teve uma resposta positiva. Mandetta afirmou que espera atender em breve a demanda.
Improcedente
Muitos reclamam da irregularidade do recolhimento de lixo em Campos, mas a verdade é que poucos dão sua contribuição para que o serviço seja bem executado. Todos moradores sabem os dias e horários da coleta, mas muitos insistem em colocar o lixo na calçada em dias e horários inadequados. Se todos observassem o roteiro estabelecido, o serviço, logicamente, teria melhores resultados.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS