Arnaldo Neto
24/05/2019 20:40 - Atualizado em 27/05/2019 12:27
Tem mudança no tabuleiro político de São Francisco de Itabapoana. Candidato a deputado estadual em 2018, e com mais de 25% dos votos válidos do município, Renato Roxinho (PRTB) aparecia como nome forte para entrar no páreo a prefeito em 2020. Contudo, ele anunciou nesta sexta-feira que passa a fazer parte do grupo da prefeita Francimara Barbosa Lemos (PSB), que já afirmou a busca pela reeleição. Logo após o acordo, Francimara também anunciou uma reforma administrativa na Prefeitura.
A primeira mudança foi a criação da secretaria de Pesca, com a nomeação de João da Ótica no comando e Marinel Silva, subsecretário. A criação da pasta, antes integrada com a Agricultura, foi uma promessa de campanha da prefeita. João da Ótica é presidente do Solidariedade no município, partido que sondou Francimara para filiação. Marinel é empresário de Gargaú do ramo da pesca e foi candidato a vereador.
Na Agricultura, o comando fica com Renato Roxinho, tendo como subsecretário Uéber Cherene. Na secretaria de Obras, Edivania Viana passa a comandar a pasta e Jamilton Chaô, que já foi vereador, mas não conseguiu reeleição, ocupa a subsecretaria.
Roberto Vinagre, que estava à frente da pasta de Obras, foi para assessoria de Gabinete. Matheus Henriques, filho do vice-prefeito Cláudio Henriques (DEM), e ex-secretário de Agricultura, passa a desempenhar o cargo de veterinário da pasta.
— A independência que me levou a ser candidato me permitiu, também, ter um tempo para refletir sobre o caminho a ser seguido. Passo, a partir de agora, a fazer parte desse projeto — afirmou Renato.
Além de Francimara, agora são três os nomes de possíveis candidatos em 2020. O ex-vereador campista e ex-deputado estadual Papinha (PSL); o ex-vereador Marcelo Garcia (PSDB) e o ex-prefeito Pedrinho Cherene (MDB), que teve as contas de 2016 reprovadas pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE), decisão confirmada pela Câmara. Cherene, por ora, está inelegível, mas recorre.