São João tem primeiro caso suspeito de H1N1
30/05/2019 21:27 - Atualizado em 10/06/2019 16:57
Santa Casa em SJB
Santa Casa em SJB
O município de São João da Barra teve o primeiro caso suspeito de H1N1. Em nota emitida pela Prefeitura, a secretaria de Saúde informou que todo protocolo foi adotado em relação ao caso e que a paciente foi encaminhada para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Recentemente, duas mortes pela doença foram confirmadas em Campos. O H1N1 é um dos subtipos do vírus da gripe que a vacina imuniza. A campanha de vacinação no Estado do Rio será prorrogada até o dia 15 de junho, sendo que a partir do próximo dia 3 a imunização será aberta a toda população, exceto em São João da Barra que irá abrir após a prorrogação.
O caso suspeito chegou a ser divulgado no blog do jornalista Arnaldo Neto, hospedado no Folha 1. Segundo a postagem, a paciente, de Atafona, teria sido transferida para uma unidade hospitalar de Campos na noite da última quinta-feira (30).
Também em nota, a secretaria de Saúde de SJB informou que cerca de 7 mil doses da vacina contra gripe — o equivalente a 70% do público-alvo — já foram aplicadas desde o início da campanha: “Reforçamos que a vacina contra gripe é o meio mais eficaz na prevenção à doença e se encontra disponível para a população em nove unidades de saúde da rede municipal atendendo, até o dia 15 de junho, o grupo prioritário. Após essa data, a vacinação estará disponível a toda população”.
No último dia 28, a Prefeitura de Campos confirmou duas mortes por H1N1 no município, de uma mulher e uma criança. De acordo com a assessoria, a mulher de 27 anos era moradora de outro município, mas não informou qual. Ela estava internada em um hospital da rede pública e morreu no 3 de maio. Já a criança, de 6 anos, estava internada em um hospital particular e veio a óbito no dia 18 de maio. O município não informou quando os pacientes deram entrada nas unidades hospitalares. Ainda segundo o órgão, os dois não estavam vacinados. Além das mortes, foram notificados 17 casos, sendo três de cidades próximas.
Até o último dia 28, a Secretaria de Estado de Saúde (SES) contabilizou 77 casos de H1N1, sendo 20 óbitos. Desde a abertura da campanha, que aconteceu no dia 10 de abril, foram imunizados 2,6 milhões de pessoas, o que corresponde a 54,5% de cobertura. A expectativa da Secretaria de Estado de Saúde é vacinar 4,9 milhões de pessoas.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    BLOGS - MAIS LIDAS

    Mais lidas
    Criança morre após passar mal em colégio de Campos

    A Polícia Civil investiga a morte do menino de apenas 6 anos

    Ponte da Integração é inaugurada com presença de autoridades

    O governador Cláudio Castro e prefeitos da região estiveram presentes na inauguração, esperada há mais de 40 anos

    Mulher suspeita de ter ateado fogo em loja do Campos Shopping chega na 134ª DP

    Na porta da delegacia, nesta terça-feira (11), ela falou que não se arrepende do crime e que, se fosse o caso, faria de novo

    Wainer Teixeira: 'Trabalhamos muito na reforma administrativa'

    Vereador licenciado e secretário de Administração de Campos falou sobre as mudanças futuras no governo Wladimir