Barra da lagoa de Grussaí é fechada
25/05/2019 08:43 - Atualizado em 17/06/2019 20:33
A abertura irregular e ilegal da barra da lagoa de Grussaí exigiu da Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Públicos de São João da Barra uma força-tarefa para seu fechamento, realizado na manhã de quinta-feira. A maré alta impossibilitou a ação logo após a abertura, descoberta na manhã da última quarta-feira, impedindo o uso de maquinário pesado, necessário para conter a entrada de água do mar na lagoa.
Para o fechamento - realizado mediante solicitação e orientação do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), órgão responsável pela gestão de Lagoa -, o subsecretário de Meio Ambiente e Serviços Públicos, Luís Fernando Aquino, explica ter sido necessário a utilização de equipamento potente, devido à condição do local e da maré, como uma pá carregadeira.
— A solução adotada nesses casos é sempre fechar o canal, após pessoas irresponsáveis e sem conhecimento praticarem esse tipo de crime — disse Luís Fernando.
Abrir a boca da barra, sem autorização de órgãos responsáveis, é crime ambiental conforme determina a Lei Federal 9605/98, com pena de até quatro anos de detenção. A abertura irregular provoca mortalidade da fauna (basicamente de peixes) e prejuízo para a flora da lagoa.
O trabalho realizado para o fechamento contou com a colaboração da Guarda Civil Municipal e com o monitoramento da maré por parte da Defesa Civil.
— É bom ressaltar que a população deve, também, atuar como agente fiscalizador do meio ambiente e denunciar esse tipo de crime para que os infratores sejam enquadrados como a lei determina — ressalta Luís Fernando. (A.N.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    BLOGS - MAIS LIDAS

    Mais lidas
    Criança morre após passar mal em colégio de Campos

    A Polícia Civil investiga a morte do menino de apenas 6 anos

    Ponte da Integração é inaugurada com presença de autoridades

    O governador Cláudio Castro e prefeitos da região estiveram presentes na inauguração, esperada há mais de 40 anos

    Mulher suspeita de ter ateado fogo em loja do Campos Shopping chega na 134ª DP

    Na porta da delegacia, nesta terça-feira (11), ela falou que não se arrepende do crime e que, se fosse o caso, faria de novo

    Wainer Teixeira: 'Trabalhamos muito na reforma administrativa'

    Vereador licenciado e secretário de Administração de Campos falou sobre as mudanças futuras no governo Wladimir