Prefeito Rafael Diniz participa de mutirão em Travessão
25/05/2019 14:21 - Atualizado em 27/05/2019 11:31
O prefeito Rafael Diniz (PPS) acompanhou neste sábado (25) o mutirão realizado pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), no combate ao mosquito Aedes aegypti, no distrito de Travessão. Segundo o município, no distrito se concentra o maior número de casos de chikungunya. Cerca 200 pessoas foram envolvidas na ação. Na última sexta-feira (24), o mutirão foi realizado nos bairros Bela Vista, Penha, Vila Manhães, Parque Prado e Novo Jóquei, com apoio de equipes das superintendências de Postura e Limpeza Pública.
— A infestação do mosquito é um problema que atinge todos os municípios do estado do Rio de Janeiro. Escolhemos Travessão para realizar este mutirão, pois aqui estão os maiores números de casos de chikungunya. Além do combate ao mosquito, viemos conscientizar a população, porque esta é uma missão não somente da Prefeitura, mas também de todo o cidadão para combatermos o mosquito transmissor da chikungunya, dengue e zika — destacou o prefeito.
Com base no último LIRAa (Levantamento Rápido do Índice de Infestação por Aedes aegypti), Campos registra mais de três mil casos de chikungunya. Diante deste quadro, a Secretaria de Saúde preparou estratégias para implementar maior ofensiva nas ações, em função do avanço para o quadro de “período endêmico”.
— É alarmante, mas 83% dos focos do mosquito estão dentro das residências. Intensificamos os mutirões, no entanto, a população precisa contribuir, eliminando criadouros – alertou o secretário de saúde, Dr. Abdu Neme.
Os agentes visitaram imóveis em busca de focos do Aedes aegypti e recolheram materiais inservíveis. Fizeram também parte da ação, equipes das secretarias de Governo, Saúde, Limpeza Pública e Desenvolvimento Humano e Social.
Atendimento ampliado - No último dia 20, começou a funcionar a nova estrutura de atendimento no Centro de Referência de Doenças Imuno-infecciosas (CRDI), viabilizada pela Prefeitura de Campos através da Secretaria Municipal de Governo. Atualmente, são atendidas em média 250 pessoas por dia.
A orientação da direção do CRDI é que os pacientes procurem as Unidades Básicas de Saúde (UBS), Postos 24 horas (Baixa Grande, Morro do Coco, Sapucaia e Tócos) e UPHs mais próximo da residência antes de se dirigir ao Centro de Referência.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    BLOGS - MAIS LIDAS

    Mais lidas
    Familiares mobilizam campanha para arrecadar doações para a campista Letícia Muylaert

    Jovem mãe de 30 anos enfrenta desafios após complicações de saúde; ela precisou amputar os braços e as pernas após uma sepse

    Detenta de 19 anos é encontrada morta no presídio feminino de Campos

    De acordo com a Seap, Vanessa Jesus de Almeida, que era moradora de Macaé, estava no isolamento do presídio por suspeita de tuberculose; neste domingo, presas atearam fogo em colchões após demora na retirada do corpo pelo rabecão

    Wladimir anuncia que Juninho Jubiraca e Luciano RioLu vão assumir mandatos na Câmara

    Prefeito convenceu um vereador do PP e outro do PDT a assumir secretarias na Prefeitura, abrindo espaço para os suplentes

    Advogado que proferiu ofensas racistas contra juíza é internado no HFM

    A informação foi confirmada na unidade hospitalar e também pela assessoria; ele deu entrada na manhã desta quarta-feira (26) por "intoxicação exógena por veneno"

    IMTT instala mais 50 pontos de fiscalização eletrônica em Campos

    A sinalização será iniciada nesta quinta-feira em 25 cruzamentos da cidade, em ambos sentidos das avenidas 28 de Março e Pelinca, além da rua Gil de Góis