Felipe Quintanilha explica novo sistema de transporte público no Folha no Ar
Catarine Barreto 30/04/2019 07:52 - Atualizado em 04/05/2019 10:46
Isaías Fernandes
O Instituto Municipal de Trânsito e Transporte (IMTT) aposta no novo modelo de transporte público que utilizará linhas alimentadoras e linhas troncais. Por meio desse sistema, por aplicativo, os passageiros terão acesso à localização das linhas e dos ônibus, como funciona com aplicativos de transporte particular. Vans e micro-ônibus serão integrados aos ônibus para fazer a ligação entre distritos e terminais na área central. Para debater o assunto, o presidente do órgão, Felipe Quintanilha, foi entrevistado na primeira edição desta terça-feira (30) do programa Folha no Ar, da rádio Folha FM 98,3. Ele falou sobre o funcionamento do sistema e, também, sobre um projeto de incentivo ao uso de transporte ativo, como bicicletas e skates. O entrevistado desta quarta-feira (1), feriado do Dia do Trabalhador, será José da Conceição Pereira Viana, o Seu Zé, garçom do gabinete do prefeito de Campos desde a última gestão Zezé Barbosa (1982/88). O programa vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 7h às 8h45.
De acordo com Felipe Quintanilha, o primeiro passo para a consolidação do novo sistema será driblar a desconfiança da população que, segundo ele, se acostumou com o caos que existe há anos no transporte público municipal, dando espaço, assim, ao crescimento das chamadas “lotadas” e vans alternativas.
— Toda mudança gera uma reação, mas eu confio no cidadão campista para se adaptar a isso. Eu entendo que o transporte não funciona, mas peço apenas o benefício da dúvida. Vamos ser otimistas e vamos fazer de tudo para mudar a visão caótica que temos sobre nosso transporte municipal — afirmou.
A previsão é de que o novo sistema comece a funcionar gradativamente no final de maio e que não haja mais disputa por passageiros, com empresas de ônibus e permissionários do transporte alimentador realizando linhas diferentes.
Ele também comentou como vai funcionar o sistema e como serão anexados as vans legalizadas e os micro-ônibus na área central e nas localidades. A integração tarifaria, segundo o presidente do IMTT, será algo simples de fazer. “Com a bilhetagem eletrônica, você vai comprar o cartão em locais cadastrados e vai colocar crédito como, por exemplo, R$ 10. Você pegará uma van em Farol, encostará o cartão e terá debitado os R$ 2,75. Dentro de um intervalo de tempo, ainda não fechado, caso você precise descer e pegar um micro-ônibus, você vai encostar o cartão novamente e vai constar que você estará dentro de tempo-limite e a passagem não será descontada, dentro da sua locomoção das localidades para o Centro”, explicou.
Com relação à falta de ônibus em algumas linhas, como Penha x Pecuária e Nova Brasília, Quintanilha informou que foi às garagens das empresas responsáveis não só por essas linhas, mas também por outras, e viu pelo menos 20 ônibus parados. A explicação seria a falta de organização das vans, que competem com os ônibus, inclusive saindo no mesmo horário dos coletivos.
— Não é falta de veículos, mas você tem uma grande presença de transporte alternativo nesses bairros, e o coletivo acaba morrendo, pois as vans costumam também ir na frente dos ônibus, saindo junto com os coletivos. E as pessoas embarcam no que vêm na frente. O empresário não deixa o ônibus na garagem por opção, mas sim para sanar minimamente o prejuízo que acaba ocorrendo — explicou.
Quanto à gratuidade no novo sistema do transporte público, Quintanilha explicou que todos os alunos da rede municipal serão cadastrados na bilhetagem eletrônica. “As gratuidades poderão fazer de forma voluntária um cadastro também. Vejo que, assim, aumentará a dignidade de quem tem isenção. Nos micro-ônibus, serão 6 lugares garantidos”, adiantou.
Uso de aplicativo — O aplicativo utilizado para o novo modelo de transporte público municipal será o “O Mobi Campos”. Criado em parceria com uma universidade particular, o app monitorará todo o fluxo de transporte na cidade. Serão mostrados linhas de ônibus, itinerários e horários, além de informações sobre ciclovias e ciclofaixas.
— O Mobi Campos está pronto e 60 % da frota estão cadastradas. Haverá informações primeiro dos ônibus. Esse aplicativo não vai ter custo algum para a Prefeitura de Campos e, em 15 dias, vai ser liberado para Android e na versão web para IOS — explicou.
Além disso, já para o segundo semestre deste ano, existe um planejamento para incentivar o transporte ativo:
— Vamos instalar bicicletários em vários pontos para melhor atender a população. Vamos conscientizar e estimular para que também exista um transporte ativo, andando de bicicleta, fazendo uma caminhada ou usando skate — informou.
Confira a entrevista:

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