Ponto Final - Parceria com Sesc também para aniversário da cidade
17/03/2019 10:17 - Atualizado em 25/03/2019 17:03
Economicidade
A programação do “Alô Farol 2019” agradou bastante a quem ficou no litoral campista na alta temporada. Agora, é ainda mais importante observar que os gastos da Prefeitura não foram tão altos como no passado. Neste ano, em todo verão, segundo dados da administração municipal, o investimento foi de R$ 1,5 milhão. Há seis anos, debutando na Prefeitura de Campos, a gestão Rosinha Garotinho gastou R$ 2 milhões só com os shows nacionais. Para economizar, a fórmula foi apostar na parceria, tendo o Sesc Rio como aliado. O prefeito Rafael Diniz (PPS) destaca ser esse o caminho também em outras áreas, não só em eventos.
Parceria que deu certo
E a parceria deu certo com o Sesc não só para o verão. No dia 28 de março, nas comemorações dos 184 anos da elevação de Campos à categoria de cidade, as atividades serão realizadas na praça do Liceu. A programação da Prefeitura em parceria com o Sesc, que já circula nas redes sociais, conta com a presença do Balcão de Empregos, com emissão de carteiras de trabalho e diversas oficinas e recreação, das 14h às 18h. A Lira Guarany se apresenta às 18h. Na sequência, às 20h, será a vez do Bloco Sargento Pimenta.
Em Campos
A composição da Câmara de Campos passa por nova mudança. Com a saída de Marcos Bacellar (PDT), após condenação no Tribunal Regional Eleitoral (TRE), a Casa convocou a suplente Rosilani do Renê (PSC). Não foi uma chamada de imediato, teve até questionamento do Legislativo ao Judiciário. Agora é pra valer. A posse está marcada para terça-feira, às 15h. Ela já poderá participar da sessão no mesmo dia, aumentando a representatividade feminina no parlamento municipal.
Na espera
Por falar no aumento da representatividade feminina na Câmara, tem mais uma mulher na expectativa para herdar uma cadeira: a suplente Marcelle Almeida (PR), conhecida pelo grupo Protetores Amigos de Todos os Animais (Pata) — e que apresenta o “Pata no Ar”, na Plena TV. Para Marcelle chegar à Câmara, precisa ser confirmada a informação que o vereador Abdu Neme (PR) vai assumir a secretaria de Saúde de Campos. Abdu e o prefeito Rafael não confirmam, nem desmentem. Mas nos bastidores, a mudança é dada como certa.
Na CCJ
A deputada federal Clarissa Garotinho (Pros) celebrou em seu perfil no Facebook o fato de integrar a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados: “Estou entre as oito mulheres a ocupar uma vaga como membro titular na CCJ, a mais importante da Casa. A participação feminina ainda é inferior a dos homens, mas estamos avançando”. Na legislatura anterior, a parlamentar ocupou uma vaga na Comissão de Viação e Transportes.
Em SJB
O presidente da Câmara de São João da Barra, Alex Firme (PP), afirmou, em entrevista à Folha, que mudaria o horário das sessões. Tiraria das 9h, como ainda acontece, para as 17h. Desta forma, atenderia a pedidos até de críticos. O prazo para tal alteração seria este mês. Acontece que a resistência era forte nos bastidores da Casa. De licença médica, Alex só deve participar das sessões no fim do mês ou em abril. Até lá, os vereadores vão continuar se reunindo pela manhã. E se haverá mudança depois, só o tempo vai dizer.
Investigação
Mortes de peixes em Gargaú levaram a secretaria de Meio Ambiente e Defesa Civil de São Francisco de Itabapoana a realizar diligência técnica para levantamento primário “in situ” (em seu lugar natural) com o objetivo de coletar amostras, tanto de água quanto de peixes. As causas serão estudadas com análise de água coletada e enviada ao Instituto Estadual do Ambiente (Inea) para exame físico/químico, além da avaliação de porções das espécies pelo biólogo marinho da secretaria, a fim de identificar se houve concentração de algum potencial nos órgãos internos dos peixes e guelras.
José Renato

ÚLTIMAS NOTÍCIAS