Ponto Final - Deputados estaduais com auxílio-moradia
15/03/2019 09:19 - Atualizado em 19/03/2019 16:17
Moradia
Na Assembleia Legislativa do Estado do Rio (Alerj), sete dos 64 parlamentares com mandato ativo, requisitaram o auxílio-moradia. O benefício, no valor de R$ 3.189,85, é concedido aos parlamentares da Alerj que residem a mais de 150 km de distância da Casa Legislativa. Entre os solicitantes e que conseguiram ser beneficiados, quatro são da região: Bruno Dauaire (PRP), Gil Vianna (PSL), Jair Bittencourt (PP) e Welberth Rezende (PPS). Os outros três são Franciane Motta (MDB), Gustavo Tutuca (MDB) e Marcelo Cabelereiro (DC).
Legal, mas...
Bruno tem domicílio eleitoral em São João da Barra, Gil em Campos, Jair em Itaperuna e Weberth, em Macaé. Cabeleiro, em Barra Mansa, Franciane, em Itaboraí e Tutuca, em Piraí. Com salários brutos de R$ 25.322,25, os sete receberão o valor mensalmente, durante todo o mandato. A Folha não conseguiu contato com Bittencourt. Weberth afirmou que não sabia da nota sobre o assunto, publicada inicialmente no jornal O Dia. Bruno não respondeu. Já Gil, lembrou que é direito seu, que reside a mais de 300 km da Alerj. Entre os que não pediram, da região, estão João Peixoto (DC) e Rodrigo Bacellar (SD).
STF
O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Dias Toffoli, abriu ontem um inquérito para apurar ofensas consideradas criminosas à Corte e seus integrantes. Entre os alvos, estão procuradores da Lava Jato que postaram vídeos na internet conclamando a população a tomar partido no julgamento de ontem, como Deltan Dallagnol. Outro investigado será Diogo Castor, que publicou um artigo dizendo que o tribunal preparava um “golpe” contra a Lava Jato.
STF II
O inquérito será conduzido pelo ministro Alexandre de Moraes, que disporá da estrutura material e de pessoal necessária para a condução dos trabalhos. Ao anunciar a medida, Dias Toffoli afirmou: “Não existe Estado Democrático de Direito nem democracia sem um Judiciário independente e sem uma imprensa livre”, afirmou o presidente ao anunciar a medida. “O STF sempre atuou na defesa das liberdades, em especial da liberdade de imprensa e de uma imprensa livre em vários de seus julgados”. Designado para conduzir o feito, o ministro Alexandre de Moraes afirmou que dará início imediato aos trabalhos.
STF III
Também ontem, o STF decidiu, por 6 votos a 5, que crimes eleitorais como o caixa 2 (não declaração na prestação de contas eleitorais de valores coletados em campanhas), que tenham sido cometidos em conexão com outros crimes como corrupção e lavagem de dinheiro, devem ser enviados à Justiça Eleitoral. O julgamento foi desempatado pelo presidente da Corte.
Na atividade
O reitor da Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf), Luis Passoni, cumpre extensa agenda no Rio de Janeiro. Desde terça-feira na capital, Passoni participa de inúmeros eventos ligados à Ciência e Tecnologia, e ao fomento da pesquisa no Estado. O reitor ressaltou que, apesar de não ter sido eventos diretamente ligados à Uenf, foi um oportunidade que teve para estreitar laços com o governador Wilson Witzel (PSC), reforçando o convite para que ele venha conhecer a universidade, e destacar com o chefe do Executivo Estadual a importância das bolsas para manter o sistema de ciência e tecnologia.
Mérito
O curso de licenciatura em Música, do campus Guarus do Instituto Federal Fluminense (IFF), ganhou nota máxima na avaliação do Ministério da Educação. O diretor-geral do campus, Christiano Carvalho, ressaltou que o resultado foi reflexo do trabalho sério que vem sendo desenvolvido desde a criação do curso, a dedicação de todos os servidores que atuam no campus e o apoio recebido da reitoria e demais colegas gestores dos outros campi do Instituto. A conquista também foi muito comemorada por alunos e professores.
Investigação
Mortes de peixes em Gargaú levaram a secretaria de Meio Ambiente e Defesa Civil de São Francisco de Itabapoana a realizar diligência técnica para levantamento primário “in situ” (em seu lugar natural) com o objetivo de coletar amostras, tanto de água quanto de peixes. As causas serão estudadas com análise de água coletada e enviada ao Instituto Estadual do Ambiente (Inea) para exame físico/químico, além da avaliação de porções das espécies pelo biólogo marinho da secretaria, a fim de identificar se houve concentração de algum potencial nos órgãos internos dos peixes e guelras.
José Renato

ÚLTIMAS NOTÍCIAS