Ponto Final - Sinais de alerta de uma sociedade doente
14/03/2019 10:13 - Atualizado em 19/03/2019 16:16
Preocupação
Ataques que eram comuns de ver estampados em noticiários internacionais parecem ter ganhado espaço no território nacional. Independente do motivo específico de cada caso que leva uma pessoa ou grupo a protagonizar barbaridades como a de Suzano, a de Goiânia em outubro de 2017, ou a de Realengo em 2011, um fator preocupante merece destaque de atenção. Estamos vivendo em uma sociedade doente e requer uma atenção mais apurada, afinal o silêncio ou a euforia demasiada de alguém próximo pode ser um sinal de alerta.
Acendeu
Parece que jogaram um foco de luz sobre a questão da guerra fiscal onde o Rio se diz o mais prejudicado. O Governo do Estado publicou decreto no Diário Oficial incluindo as lâmpadas de LED no sistema de substituição Tributária. Nos últimos anos, por causa do alto ICMS, quase todas as fábricas de lâmpadas de LED do Estado fugiram para o Espírito Santo, Minas Gerais e Goiás. Não deixa de ser uma lâmpada no fim do túnel. Foi resultado de recente reunião do secretário de Fazenda com diretores da Associação dos Atacadistas do Estado (Aderj) e da Federação das Indústrias do Estado (Firjan).
Lava Jato
O Supremo Tribunal Federal (STF) adiou para hoje a conclusão do julgamento sobre a competência da Justiça Eleitoral para conduzir inquéritos de políticos investigados na Lava Jato. Ontem, o placar estava em 2 a 1 a favor do envio das acusações para a Justiça Eleitoral quando envolverem simultaneamente caixa 2 de campanha e outros crimes comuns, como corrupção e lavagem de dinheiro. Faltam os votos de oito ministros. O relator do caso, ministro Marco Aurélio, e Alexandre de Moraes votaram a favor do envio de todas as acusações para a Justiça Eleitoral. Edson Fachin, relator da Lava Jato no STF, votou a favor do fatiamento.
Posição
Na semana passada, a força-tarefa da Lava Jato afirmou que o julgamento poderá ter efeito nas investigações e nos processos que estão em andamento nos desdobramentos da operação, que ocorrem em São Paulo e no Rio de Janeiro, além do Paraná. Para a Lava Jato, um eventual resultado negativo para o MPF poderá “acabar com as investigações”. Segundo o procurador Deltan Dallagnol, o julgamento afetará o futuro dos processos da operação. As declarações provocaram irritação em integrantes da Corte.
Deu ruim
O Facebook ficou horas fora do ar ontem e deixou milhões de usuários sem conseguir acessar uma das redes sociais mais utilizadas por brasileiros. O Instagram e outras plataformas comandadas por Mark Zuckerberg também sofreram por horas com instabilidade. Através do Twitter, a empresa chegou a informar que trabalhava para resolver a complicação o quanto antes e restabelecer o acesso da maioria dos usuários.
Na conta
A Caixa Econômica Federal começa a pagar hoje o abono salarial do Programa de Integração Social (PIS) referente ao calendário 2018/2019, para os trabalhadores nascidos em maio e junho. Os valores variam de R$ 84 a R$ 998, de acordo com a quantidade de dias trabalhados durante o ano base 2017. Os titulares de conta individual na Caixa com cadastro atualizado e movimentação na conta, receberam o crédito automático antecipado no último dia 12.
 
 
Tecnologia
Denunciar abusos ao consumidor ficou mais fácil. A nova versão do aplicativo “Procon RJ” foi lançada nesta semana pela autarquia estadual e já está disponível para smartphones dos sistemas Android e iOS. A nova plataforma, com a missão de receber reclamações dos consumidores do Rio de Janeiro, pode ser adquirida, de forma gratuita, nas lojas virtuais do Google Play e Apple Store. Simples e prático, o aplicativo permite que o consumidor registre sua reclamação a qualquer momento pelo celular ou via tablet.
José Renato

ÚLTIMAS NOTÍCIAS