A instabilidade nos serviços de energia elétrica e telefonia móvel preocupou moradores e veranistas que passam o Carnaval nas praias da região. Em São João da Barra, por exemplo, o problema é comum durante a época de verão e períodos de feriados prolongados, quando o município recebe muitos veranistas por conta de suas praias. As queixas em relação à Enel Distribuição Rio, empresa responsável pelo fornecimento de energia, e às empresas de telefonia têm sido repercutidas com frequência, nos últimos dois anos. O último caso aconteceu em 31 de janeiro, em plena virada de ano, envolvendo a operadora Vivo. Em nota, a Enel Distribuição Rio informou que montou um plano de ação para o período de Carnaval. A Vivo também garantiu adotar medidas para garantir qualidade nos serviços.
A dona de casa Maiara de Souza Rangel, de 29 anos, disse que tem passado os finais de semana na casa de amigos, em Grussaí, com a família, e no Carnaval não será diferente. Apesar da expectativa para os dias de folia, ela disse estar preocupada com a falta de comunicação. “Venho para a praia, mas deixo a minha mãe, de 79 anos, em Campos. O fato de estar incomunicável, me deixa bastante preocupada. Passamos a virada de ano em Grussaí e a praia estava lotada. A Vivo não funcionava. Tenho medo de no Carnaval acontecer a mesma coisa”, disse.
O jornalista Saulo Pessanha, em sua coluna publicada na edição da Folha da Manhã do dia 27 de fevereiro e em seu blog hospedado na Folha 1, chegou a falar sobre a situação. Ele informou que algumas famílias que estão acostumadas a receber parentes e amigos em suas casas já pensam mudar os planos devido ao problema de instabilidade no fornecimento de energia e sinal de telefonia móvel.
De acordo com a Enel Distribuição Rio, um esquema especial de atendimento foi montado para o período de carnaval (2 a 5 de março), que vai envolver a área técnica e o atendimento ao cliente. A companhia manterá equipes de plantão em pontos estratégicos em todo estado, a fim de agilizar o atendimento emergencial. No total, 343 viaturas, duas motos e 710 pessoas estarão trabalhando durante o período para garantir o fornecimento de energia em toda a área de concessão. O esquema especial envolve também a área de atendimento ao cliente, que funcionará normalmente, 24 horas por dia.
A Enel destacou, ainda, alguns cuidados importantes durante o carnaval. Segundo a empresa, as ligações clandestinas têm grande risco de causar acidentes e sobrecarregam a rede elétrica. O furto de energia causa acidentes, sobrecarregam a rede elétrica e prejudicam o fornecimento de energia. A concessionária reforçou que A bebida alcoólica somada a direção de veículos pode causar acidentes graves, inclusive com postes abalroados.
A Enel orienta também o cuidado com as chuvas neste período. Evitar ficar em locais como campos abertos, piscinas, lagos, praias, árvores isoladas, próximo a postes e locais são algumas orientações que os foliões devem ter neste período.
Já a assessoria de imprensa da Vivo informou que “além dos investimentos realizados ao longo do ano para oferecer o melhor serviço de voz e dados móveis, a Vivo adota medidas para garantir qualidade quando há maior demanda no uso, como por exemplo, durante o período de Carnaval. A empresa mantém equipes mobilizadas para monitorar quaisquer atividades fora da normalidade e, assim, agir no menor tempo possível”.
A equipe de reportagem também fez contato com a empresa de telefonia móvel Claro, porém até o fechamento da edição nenhuma resposta foi enviada.
Problema recorrente nas praias da região
Os problemas com a operadora Vivo na virada de ano teria começado no dia 31 de dezembro se estendendo até o dia 1º de janeiro de 2019. Na ocasião, a assessoria da operadora garantiu, em nota, que o problema foi solucionado e a rede voltou a operar normalmente.
Já a falta de luz, entre a noite do dia 17 de novembro de 2018 e a madrugada do dia 18, durou cerca de seis horas. A dificuldade foi apontada pelo morador Carlos Alberto Medeiros, de 32 anos, que entrou em contato com a Folha da Manhã via Whatsapp. Na ocasião, a Enel informou que um desarme na Linha de Transmissão Abadia – Usina de Campos causou a interrupção do fornecimento de energia para clientes da área urbana de São João da Barra, além de Atafona e Grussaí.
O denunciante informou que os serviços ficaram sem funcionar entre 19h30 e 2h30. A Enel esclareceu ainda que equipes da companhia restabeleceram o serviço gradativamente para os clientes durante a noite, sendo o fornecimento totalmente normalizado. No entanto, não informou as causas do ocorrido, alegando que estaria em apuração.
Em janeiro de 2018, uma falha numa linha de transmissão provocou a interrupção do fornecimento de energia em parte do município, segundo a empresa. Houve um apagão entre Degredo e o litoral da cidade, como Grussaí e Atafona, por cerca de uma hora
CPI irá investigar desempenho da Enel
Nesta legislatura, a Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) criou uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar a concessionária de energia elétrica Enel Distribuidora. Responsável pelo serviço em 66 municípios fluminenses – incluindo 100% do Norte e do Noroeste – a empresa vem sendo alvo de inúmeras reclamações quanto ao serviço prestado e ao preço da conta de luz.
O deputado estadual Bruno Dauaire será o responsável por conduzir a apuração na região. “São João da Barra sempre sofreu com a falta de luz no período do verão, principalmente nas praias, o que acaba prejudicando a economia local e afastando turistas. Vamos apurar, ouvir a empresa e também cobrar investimentos na região”, disse.