A 12ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), em Campos, realiza nesta quinta-feira (21), às 19h, uma mesa redonda pelo Dia Internacional pela Eliminação da Discriminação Racial. O evento acontece no auditório Doutor Hécio Bruno da Casa do Advogado Doutor Paulo Rangel de Carvalho.
A mesa redonda será mediada pelo presidente da Comissão de Igualdade Racial da OAB Campos, Jorge Batista de Assis, e contará com a participação da superintendente de Igualdade Racial de Campos, Lúcia Talabi; do presidente do Conselho Municipal de Políticas de Promoção de Igualdade Racial de Campos e do Fórum Municipal de Religiões Afro-Brasileiras (Frab), Gilberto Coutinho Filho; da presidente do Instituto de Desenvolvimento Afro Norte e Noroeste Fluminense (Idannf) e membro da Coordenação Nacional de Comunidade Quilombola (Conaq), Lucimara Muniz; da coordenadora do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas da Universidade Estadual do Norte Fluminense (Neabi-Uenf), Maria Clareth Gonçalves; e do professor do Centro Universitário Fluminense (Uniflu), Hélio Coelho dos Santos.
O Dia Internacional de Luta pela Eliminação da Discriminação Racial foi criado pela Organização das Nações Unidas (ONU) e celebra-se em 21 de março em referência ao Massacre de Sharpeville.
Em 21 de março de 1960, em Joanesburgo, na África do Sul, 20.000 pessoas faziam um protesto contra a Lei do Passe, que obrigava a população negra a portar um cartão que continha os locais onde era permitida sua circulação. Porém, mesmo tratando-se de uma manifestação pacífica, a polícia do regime de apartheid abriu fogo sobre a multidão desarmada resultando em 69 mortos e 186 feridos.