IFF com três novos cursos
- Atualizado em 08/03/2019 17:32
Três novos cursos serão ofertados pelo Instituto Federal Fluminense, a partir do segundo semestre de 2019. São eles: Técnico Subsequente em Eletrotécnica no campus avançado São João da Barra, Bacharelado em Enfermagem, no campus Campos Guarus e Engenharia Mecânica, no campus Campos Centro. Eles foram aprovados em reunião do Conselho Superior, órgão máximo da instituição, no último dia 26 de fevereiro.
Divulgação
O novo curso da unidade de São João da Barra será o primeiro do IFFluminense a ser ofertado por itinerário formativo, ampliando desta forma as oportunidades de acesso e permanência de jovens e trabalhadores a uma qualificação técnica. No itinerário formativo, o diferencial é que o estudante poderá ingressar por meio de um Curso de Formação Inicial e Continuada (FIC) e concluir o Curso Técnico a seu tempo, de acordo com sua disponibilidade, ou optar por etapas de qualificação atendendo a suas demandas pessoais e profissionais.
Na prática, o curso será dividido por módulos, com certificação em cada um deles, e não havendo obrigatoriedade deles serem cursados de forma contínua, podendo o estudante parar e retornar após um período, por exemplo. A continuidade ou não dos estudos será de acordo com a necessidade do aluno. Concluindo todos os módulos, ele terá a formação do curso técnico.
A primeira turma vai começar no segundo semestre de 2019, com oferta de 30 vagas e as aulas ocorrerão três vezes na semana, no turno da noite. O público-alvo são alunos concluintes do Ensino Médio, maiores de 18 anos e que tenham concluído o FIC Eletricista Instalador Predial de Baixa Tensão, Eletricista Industrial e Montador de Painéis Elétricos.
Já o Bacharelado em Enfermagem é um projeto antigo no IFF Campos Guarus, que já conta com o Curso Técnico em Enfermagem, representa uma verticalização do ensino na área possibilitando ao aluno fazer o curso técnico e seguir para a graduação. Pensado desde 2015, a elaboração do projeto do curso de Bacharelado, aprovado em todas as instâncias institucionais, contou com pesquisas em outras instituições de ensino e visitas técnicas para troca de experiências.
De acordo com a diretora de Ensino e Aprendizagem do campus, Monique Freitas Neto, o momento agora é de preparar a infraestrutura para o curso, com compra de equipamentos para os laboratórios, entre outras ações. A primeira turma vai começar no segundo semestre de 2019 e serão ofertadas 30 vagas. Com duração de cinco anos, as aulas serão em tempo integral, com concentração nos turnos da tarde e noite.
“Este curso vai ser muito importante para toda a comunidade de Guarus; ele terá um perfil extensionista, inclusive pretendemos abrir um laboratório para atender à comunidade. Acreditamos que é importante investir na área de saúde, que é o diferencial do Campos Guarus. Então, é uma alegria aprovar este curso, sonhado há muito tempo”, destaca Monique.
Outro curso de graduação aprovado é Engenharia Mecânica no Campos Centro, agregando mais uma oferta ao hall de engenharias da unidade que já conta com Engenharia de Controle e Automação, Elétrica e de Computação. O diretor de Ensino Superior de Tecnologia e Bacharelados do campus, Leonardo Sardinha, destaca que se trata de um sonho antigo. “O campus tem praticamente toda a infraestrutura de material humano e físico. É um curso muito bem pensado, preparado com muita propriedade, afinco, cuidado e carinho pelos professores da área de mecânica. Temos o anseio de formar cada vez mais profissionais éticos, capazes tecnicamente, mais críticos e responsáveis com o meio ambiente”, diz.
Ele ainda aponta que as diversas reuniões para estrutura do curso objetivaram a excelência do projeto, a sintonia com o setor produtivo e com as necessidades da região Norte Fluminense. Com duração de cinco anos, a primeira turma vai contar com 30 vagas e está prevista para o segundo semestre de 2019, com aulas nos turnos da tarde e noite. (A.N.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS