Mário Sérgio Júnior
02/03/2019 17:35 - Atualizado em 06/03/2019 13:39
O drama de quem depende do transporte público na região norte de Campos parece que será amenizado, pelo menos até a nova licitação, prevista para este mês, acontecer. Na última semana, o Instituto Municipal de Trânsito e Transportes (IMTT) publicou um chamamento público para autorizar empresa a operar nas linhas Rodoviária x Santo Eduardo (via BR 101) e Rodoviária x Divisa (via Mutuca), com regime de aproveitamento para atendimento das localidades de Santa Maria e Morro do Coco, em caráter de emergência. O problema dos ônibus na região norte do município já relatado por moradores desde o ano passado.
Segundo publicação no Diário Oficial, o IMTT considerou inúmeros pontos para que fizesse o novo chamamento público, dentre eles pontuou que o abandono do Consórcio Planície no atendimento as linhas e que, apesar de notificado para voltar a operar os itinerários, o Consórcio persistiu na ausência do serviço.
Por conta disso, o IMTT realizou um chamamento público em 2018 e as linhas da região norte passaram a ser operadas, emergencialmente, pela empresa Expresso Eco MMM Agência de Viagens, que começou a atuar em outubro de 2018. No entanto, de acordo com o IMTT, a Expresso Eco não vinha conseguindo dar atendimento à comunidade e, por isso, paralisou suas atividades na região em janeiro deste ano, deixando mais uma vez as localidades em questão sem atendimento.
Para não deixar a região desassistida, o IMTT solicitou a empresa São João para assumir as linhas, de forma emergencial.
No último dia 21, a Folha da Manhã publicou matéria sobre as queixas e a saga que os moradores precisam enfrentar para conseguir chegar à área central do município. Na ocasião, o IMTT informou que a nova licitação do transporte público está marcada para março e a expectativa é de que o novo sistema comece a operar até o final do mês de maio, de forma gradativa.
— Esse processo foi iniciado no ano passado com a primeira audiência pública sendo realizada no dia 04 de julho. Uma série de audiências públicas foi realizada ouvindo moradores de bairros, distritos e localidades. No final do ano passado, foi aprovada por unanimidade na Câmara de Vereadores a lei criando o novo sistema e, agora, no início deste ano, foram feitos os últimos ajustes e reuniões com as categorias envolvidas — chegou a informar o presidente do IMTT, Felipe Quintanilha.
Horários de ônibus devem ser mais flexíveis
Ainda de acordo com o chamamento público, a linha Rodoviária x Santo Eduardo (via Santa Maria e Morro do Coro) contará com seis horários de segunda a sexta e três horários aos finais de semana e feriados. Já a linha Rodoviária x Pião (via Mutuca e Morro do Coco) terá três horários durante a semana e dois aos finais de semana.
A publicação ainda informa que a data para o início das operações será estabelecida mediante expedição de ordem de serviço emitida pelo IMTT.
O órgão informa ainda que a autorização poderá ser suspensa caso a empresa, que venceu licitação em 2013, retome os serviços de forma satisfatória ou que seja realizado novo certame licitatório, contendo o presente objeto.
Ainda segundo publicação no Diário Oficial, o preço da passagem será mantido em R$ 2,75.
Licitação ainda prevista para este mês
A última etapa para implantação de um novo sistema de transporte público em Campos é a licitação do transporte alimentador, realizado por vans e micro-ônibus, que estava previsto para janeiro deste ano, segundo o IMTT, mas ficou para este mês.
Pelo novo sistema, as vans e micro-ônibus farão o serviço alimentador em todas as áreas distritais do município, levando até terminais próximos à área urbana, onde os ônibus pegarão os passageiros para o trajeto, sem custo adicional para a população. A proposta considera as características do município: cerca de 360 mil pessoas, 72% da população, estão concentradas na área central, que representa apenas 1,5% da área do município. Com a reformulação, essa área será coberta por ônibus, reduzindo, assim, o número de veículos que rodam pela área central, melhorando a mobilidade.
Ainda de acordo com a proposta da Prefeitura, estudos mostram que o custo do transporte por quilômetro no caso dos ônibus é duas vezes maior que o das vans e micro-ônibus, razão pela qual em distâncias maiores, com menos passageiros a serem transportados, para que haja redução dos custos, o ideal é que o serviço seja realizado por carros menores, como as próprias vans e micro-ônibus.
O projeto prevê ainda seis terminais de integração, que deverão ser distribuídos da seguinte forma: Bela Vista, Cepop, Dical, BR-356, RJ-158 e Shopping Estrada, onde o serviço alimentador, com vans e ônibus trarão e levarão os passageiros, que farão a integração com o transporte coletivo por ônibus, sem custo adicional.