Virna Alencar
20/03/2019 16:36 - Atualizado em 25/03/2019 15:11
O Comitê de Bacia Hidrográfica do Baixo Paraíba do Sul e Itabapoana (CBH- BPSI) comemora 10 anos de fundação e realizou, na tarde desta quarta-feira (20), uma plenária, no anfiteatro IV do Centro de Convenções da Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf). Com sede em Campos, o comitê tem o objetivo de promover a gestão descentralizada e participativa dos recursos hídricos da Região Hidrográfica IX do Estado do Rio de Janeiro, tendo como área de atuação, municípios situados nas regiões Norte e Noroeste Fluminense.
O encontro contou com a participação do palestrante Ney Maranhão, diretor de Hidrologia da Agência Nacional de Águas (ANA), que dissertou sobre o tema “Crises e Segurança Hídrica”. Ele é formado em Geologia, com especialização em Mecânica de Rochas, em Portugal. Maranhão também possui doutorado em Engenharia Civil, na área de Recursos Hídricos, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). “Temos um território vasto a explorar. No entanto, precisamos tomar consciência de que o mundo em que vamos continuar vivendo não é o mundo que vivemos no passado. Estamos à beira de uma grande mudança, os recursos naturais vão se esvaindo e nós temos que encontrar tecnologia e atitude para conviver com esse novo mundo”, disse.
Na oportunidade, também foi promovida uma apresentação cultural com a participação de cinco poetas de diferentes municípios integrantes da área de atuação do comitê e que irão declamar poesias sobre a região hidrográfica do Baixo Paraíba do Sul e Itabapoana. Um dos poetas, o major Oswaldo Almeida, lançou seu livro que conta a história da origem da cidade de Campos.
Em seguida, foram anunciados os vencedores do Concurso de Fotografia lançado em fevereiro deste ano com o tema "As belezas dos rios e lagoas da região do Baixo Paraíba do Sul e do Itabapoana". O vencedor terá sua foto transformada em um painel que ficará exposto permanentemente na sede do Comitê e também será utilizada para compor seu material de divulgação.
Durante a programação os participantes puderam conhecer mais sobre a história do Comitê por meio da apresentação de uma linha do tempo. Diretores de gestões passadas também foram homenageados.
Atribuições – Conforme Regimento Interno e a legislação vigente, o Comitê Baixo Paraíba do Sul e Itabapoana tem como atribuições: promover o debate de questões relacionadas aos recursos hídricos de sua área de atuação; arbitrar, em primeira instância administrativa, os conflitos relacionados aos recursos hídricos; aprovar critérios de cobrança e os valores a serem cobrados pelo uso da água, submetendo-os à homologação do Conselho Estadual de Recursos Hídricos (CERHI). Trata-se de um órgão colegiado integrante do Sistema Estadual de Gerenciamento e Recursos Hídricos (SEGRHI), nos termos da Lei Estadual n° 3.239/1999.