Segundo balanço da Associação Brasileira de Franchising (ABF), o setor fluminense faturou mais de R$ 16 bilhões em 2018, o que representa um crescimento de 6,2% na receita frente ao ano anterior. O Rio de Janeiro é o segundo maior estado em número de redes e unidades de franquias do Brasil. O mercado fluminense cresceu 19% em número de marcas, atingindo o patamar de 766 redes em operação. Além disso, em unidades expandiu 12%, com 10.649 pontos de venda.
— Mesmo com toda a instabilidade ainda percebida em 2018, estes números refletem a força do mercado fluminense. O Estado possui grandes marcas, com atuação em todo o país e está enfrentando com profissionalismo e dedicação o desafiador cenário econômico. Além dos números que já são animadores, se comparados aos anos anteriores, vemos com otimismo a retomada dos índices de confiança dos consumidores e dos empresários nesses primeiros dois meses de 2019, o que está gerando reaquecimento nas vendas e também na demanda de candidatos a franquias — afirma a presidente da Seccional Rio de Janeiro da ABF, Eliane Bernardino.
A maioria das redes fluminenses atua nos mercados de alimentação (33,2%), saúde, beleza e bem-estar (16,5%), e moda (13,6%), o que mostra que o estado está alinhado com o mercado nacional.
Os números da ABF balizam o mercado e são utilizados pelo próprio setor, além de instituições financeiras e órgãos governamentais.
— A apuração de dados do setor é fundamental para o esclarecimento e a análise do mercado e para a melhoria do sistema de franchising. Com essa pesquisa, podemos traçar estratégias para proporcionar aos nossos parceiros e associados um aprofundamento da análise sobre as diversas áreas que envolvem o franchising — destaca a executiva.