No primeiro dia de entrega, o volume de declarações de Imposto de Renda enviadas à Receita Federal equivaleu a quase o dobro do registrado no mesmo período do ano passado. Até 17h desta quinta-feira, a Receita recebeu 490.347 documentos, 98% a mais que os 247,5 mil registrados até o mesmo horário da entrega em 2018.
Segundo o Fisco, a diferença deve-se aos contribuintes que preencheram as declarações durante o Carnaval e enviaram o documento nas horas iniciais de declaração. Tradicionalmente, o prazo de entrega das declarações começa em 1º de março, mas neste ano o Fisco só começou a receber as declarações por causa do feriado prolongado dos últimos dias.
O prazo para envio da declaração começou às 8h desta quinta-feira e vai até as 23h59min59s de 30 de abril. A expectativa da Receita Federal é receber 30,5 milhões de declarações
A declaração pode ser feita de três formas: pelo computador, por celular ou tablet ou por meio do Centro Virtual de Atendimento Pelo computador, será utilizado o Programa Gerador da Declaração - PGD IRPF2019, disponível no site da Receita.
Também é possível fazer a declaração com o uso de dispositivos móveis, como tablets e smartphones, por meio do aplicativo Meu Imposto de Renda. O serviço também está disponível no e-CAC no site da Receita, com o uso de certificado digital, e pode ser feito pelo contribuinte ou seu representante com procuração. O contribuinte que tiver apresentado a declaração de 2018, ano-calendário 2017, poderá acessar a Declaração Pré-Preenchida no e-CAC, por meio de certificado digital. (A.N.)