Resgate das origens de Campos
Celso Cordeiro Filho 15/03/2019 18:36 - Atualizado em 18/03/2019 18:40
Antônio Filho - Divulgação
Após exaustiva pesquisa em documentos históricos, o ex-deputado constituinte, major Oswaldo Almeida, lança neste sábado (15), às 18h, na Igreja São Francisco, o livro “A história pouco conhecida da Freguesia de São Salvador dos Campos dos Goytacazes — Origem da cidade de Campos dos Goytacazes” que comprova a existência do primeiro povoado em terras campistas, em 1652.
No final da publicação, na página 58, o autor esclarece que “face ao até aqui exposto, podemos concluir que a cidade de Campos dos Goytacazes nasceu com a Freguesia de São Salvador de Campos dos Goytacazes, em 1652, no local onde hoje se encontra a igreja de São Francisco, à rua 13 de Maio, 182, no Centro da cidade, sendo o seu fundador, o General Salvador Correia de Sá e Benevides”. E, logo em seguida, observa que “com essa conclusão, damos como alcançado nosso objetivo de identificar e resgatar a verdadeira origem de Campos dos Goytacazes”
Desde quando assumiu, há 30 anos, a função de prior da Venerável Ordem Terceira de São Francisco da Penitência, administrando a igreja que fica na rua 13 de Maio, Oswaldo Almeida percebeu a necessidade do aprofundamento de pesquisas sobre o povoamento do espaço que hoje abriga a cidade de Campos. No pátio da São Francisco, foi instalado o marco da Vila de São Salvador de Campos, datado de 1677. Mas, antes da Vila, existiu a Freguesia de São Salvador, datada de 1652, pouco conhecida pela comunidade.
Na pesquisa realizada nas últimas décadas, Oswaldo Almeida e os membros da Venerável Ordem Terceira fizeram importantes descobertas, agora reveladas no livro que consumiu um ano e meio de trabalho para ganhar forma.
— A cada indagação de estudantes e pesquisadores, que visitam a igreja, eu imaginava o quão difícil seria pesquisar sobre nossas reais origens de colonização, com o passar do tempo. Somos, infelizmente, uma comunidade sem registros e sem memória reconhecida de suas origens. Desde então, comecei a pesquisar fragmentos dessa história — observou.
Com 71 páginas, a obra pretende oferecer um importante suporte de pesquisa sobre as origens do povoado que se transformou em metrópole. O prefácio tem a assinatura do arquiteto Renato Aquino, outro grande pesquisador da história de Campos, que assinala ser a meta do trabalho desenvolvido por Oswaldo Almeida “o de estabelecer a verdade histórica das etapas e estágios seguidos, desde o estabelecimento de uma freguesia, a partir de modesta capela de palha, mais tarde a igreja que, ainda hoje, podemos visitar e conhecer.”
Em cada capítulo, partes de um grande quebra-cabeças espalhado pelo tempo, ao longo dos últimos quatro séculos, começam a se encaixar.
— Registros da habitação dos índios Goytacazes, passando pela chegada dos colonizadores portugueses e entendendo a missão dos Jesuítas e Beneditinos, vão ajudar na compressão das etapas percorridas até a instalação da Freguesia de São Salvador dos Campos dos Goytacazes, em 1652, marcando o começo da organização do espaço da cidade, em torno da igreja matriz, hoje Igreja de São Francisco — acrescentou.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS