A Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima (FCJOL) não para de pensar em formas de promover a cultura de Campos para Campos. Este ano a novidade será a Semana Cultural, que contará com apresentações e debates, no Museu Histórico de Campos, área de fácil acesso ao público. A Semana Cultural ocorrerá de terça a domingo, sendo uma semana por mês, até dezembro e a entrada é franca.
A primeira Semana Cultural tem a mulher como tema e começa na próxima terça-feira (19) com debate, às 19h, sobre “A vez, a voz e os versos da mulher na sociedade e na literatura”, que contará com Lúcia Talabi, Marcelle Louback, Simone Pedro e Guiomar Valdez e mediação de Lívia Nunes.
A professora Guiomar Valdez vai falar sobre a importância da produção literária feminina e seu impacto na sociedade e no próprio movimento. “Em primeiro lugar agradecer ao convite da Fundação. É meu dever de contribuir com esse debate do mês do Dia Internacional da Mulher, e que tem tudo a ver com essa proposta. Meu enfoque vai ser do ponto de vista social, histórico, do processo de avanço das mulheres, dando recorte do ponto de vista de literatura com ênfase política, na produção literária das mulheres. O impacto dessa produção, de história, de versos, na sociedade contemporânea. E no próprio movimento feminista, quanto à desinformação das mulheres sobre a produção das próprias mulheres”, disse explicando que as mulheres devem buscar ler outras mulheres, seja no campo literário ou científico.