Matheus Berriel
14/03/2019 19:01 - Atualizado em 15/03/2019 17:57
Foi lançado na noite dessa quarta-feira (14) o livro “O negócio da mídia no interior”, da jornalista, professora e pesquisadora Jacqueline Deolindo. A cerimônia de lançamento contou com um coquetel na sede da Associação de Imprensa Campista (AIC), que recebeu muitos estudantes de jornalismo e colegas de profissão da autora. Estiverem presentes o atual presidente da entidade, Wellington Cordeiro, e dois ex-presidentes, Herbson Freitas e Orávio de Campos Soares.
— Esse livro comunica o resultado da pesquisa que fiz, durante o meu mestrado, sobre o mercado dos jornais e sites do interior (fluminense). Eu não vou achar no livro nenhum comentário sobre a qualidade da produção jornalística do interior. Vocês também não vão achar nenhum tipo de comparação do trabalho da mídia do interior com a da capital, salvo alguns momentos em que eu vou demonstrar que a gente se parece com eles em tudo. Não temos uma diferença muito grande do trabalho que é feito na grande mídia e na mídia do interior no resto do mundo — afirmou Jacqueline.
No livro, inspirado a partir da leitura de uma tese do jornalista e geógrafo Milton Santos, Jacqueline analisa a mídia com abordagens econômica e geográfica. Durante a pesquisa, ela visitou 10 sites e 10 jornais impressos diários em 14 municípios do Rio de Janeiro.
No evento, a autora informou que futuramente ampliará sua pesquisa ao âmbito nacional, aplicando em outros estados o mesmo questionário utilizado nos encontros com os gestores de mídia do interior fluminense. O lançamento de “O negócio da mídia no interior” abriu a programação comemorativa pelos 90 anos da AIC.