Ponto Final - Marcão na secretaria de Desenvolvimento Humano e Social
09/02/2019 19:13 - Atualizado em 18/02/2019 16:20
Marcão no governo Rafael (I)
Como a Folha antecipou em entrevista com o prefeito Rafael Diniz (PPS), publicada em 30 de dezembro, o ex-presidente da Câmara Municipal, Marcão Gomes (PR), passará a ocupar, ainda esta semana, a secretaria municipal de Desenvolvimento Humano e Social. Atual responsável pela pasta, a socióloga Sana Gimenes assumirá a Fundação Municipal da Infância. A meta de Marcão é ambiciosa: “Campos tem 60 mil famílias em estado de vulnerabilidade. Vou ajudar o governo a se aproximar delas. Não só no Desenvolvimento Humano, mas com saúde, educação, esporte, qualificação profissional, inserção no mercado de trabalho e cultura”.
Marcão no governo Rafael (II)
Na entrevista à Folha, fazendo o balanço da metade do seu governo, Rafael foi perguntado diretamente: “Parece certo que o vereador Marcão (PR) vai ingressar no governo municipal, provavelmente em fevereiro. Será na secretaria de Desenvolvimento Humano e Social?”. O prefeito tergiversou, se limitando a dizer que o vereador era “um grande quadro, que pode somar muito em qualquer administração”. Mas a coluna confirmou ontem a mudança anunciada pela Folha desde dezembro, pensada para atender outra necessidade da gestão Rafael, identificada por ele mesmo naquela entrevista: “é hora de avançar politicamente”.
Marcão no governo Rafael (III)
Marcão negou que sua mudança do Legislativo ao Executivo municipais seja para tentar fugir da perda do mandato que a Rede, partido pelo qual se reelegeu vereador em 2016, reivindica após a mudança do político ao PR: “Mesmo que o TRE tenha um entendimento oposto ao que esperamos, recorrerei no cargo ao TSE”. Ele também aproveitou para elogiar sua antecessora na pasta que assume esta semana na administração Rafael: “Parabenizo Sana e sua equipe pelas conquistas no primeiro biênio do governo. Debutou com sucesso na vida pública, valorizou o servidor de carreira e fez um grande trabalho, que nós vamos dar continuidade”.
Chafariz
Houve grande repercussão nas redes sociais sobre a prática de vandalismo contra o chafariz belga, instalado na Praça das Quatro Jornadas e tombado pelo Conselho de Preservação do Patrimônio Histórico e Cultural de Campos (Coppam). Dois dos quatro leões que ficam na borda do monumento foram furtados, além de seis taças. Não faz muito tempo, um sujeito invadiu o espaço e aliviava ali o calor tomando banho tranquilamente no lago. A falta de apreço pelos bens e equipamentos públicos não é fato restrito a Campos.
Educação
As cidades brasileiras assistem a esse fenômeno, que os especialistas reiteram ser resultado das falhas na nossa Educação. Outros vão adiante. Além da questão da Educação, acrescente-se a ausência de noção de pertencimento. Mas que está também vinculada à questão do acesso à Educação. O ex-senador Cristovan Buarque tinha mesmo razão quando sempre batia na mesma tecla, de que todas as nossas mazelas têm origem da problemática da Educação. Ou falta dela.
Prova de fogo
O recesso nem terminou e as confusões envolvendo os vereadores campistas têm esquentado o clima nas redes sociais. A expectativa pelo retorno dos trabalhos na Câmara ficou ainda maior. O início da legislatura foi marcado pelos seguidos tumultos e troca de acusações entre situação e oposição, que acabou se abrandando com a saída da bancada condenada na operação Chequinho. Agora, além da animosidade entre Jorginho Virgílio (PRP) e Joílza Rangel (PSD), o Legislativo goitacá também tem um novo presidente, o vereador Fred Machado (PPS), que é conhecido justamente pelo perfil conciliador. E já começa com essa prova de fogo.
Limpeza
A secretaria municipal de Infraestrutura e Mobilidade Urbana iniciou nesta semana a limpeza do canal de drenagem que recebe águas pluviais do Vila Menezes, Vila Manhães e Novo Jóquei. A previsão é que a conclusão do serviço nos dois quilômetros de canal aconteça até o final de fevereiro. Há anos sem receber qualquer tipo de serviço, já passaram por intervenção outros três canais na área urbana, atendendo os bairros de Custodópolis, além dos parques Santa Clara, Novo Mundo, Bandeirantes, Rio Branco, Imperial, Bela Vista e Residencial Santo Antônio.
José Renato

ÚLTIMAS NOTÍCIAS