Incêndio no CT do Flamengo deixa 10 mortos
08/02/2019 08:20 - Atualizado em 15/02/2019 19:23
Reprodução - TV Globo
Todos os dias garotos entre 14 e 17 anos corriam atrás da bola e seus sonhos no Centro de Treinamento do Flamengo. No início da manhã desta sexta-feira (8), dez atletas da base morreram em um incêndio no CT. O fogo destruiu parte dos alojamentos do Ninho do Urubu, em Vargem Grande, Zona Oeste do Rio. Três pessoas ficaram feridas, uma delas em estado grave, e foram levadas para o Hospital Municipal Lourenço Jorge, na Barra. A partida entre Flamengo e Fluminense, que aconteceria neste sábado (9), foi cancelada. O jogo entre Vasco e Resende também não será realizado. O governador Wilson Witzel e o prefeito Marcelo Crivella decretaram luto oficial de três dias. A Prefeitura do Rio informou, na noite desta sexta-feira (8), que o Ninho do Urubu não tinha alvará de funcionamento. De acordo com a assessoria, o clube rubro-negro já havia iniciado o processo para regularizar as instalações, mas a documentação não havia sido entregue.
Segundo a Prefeitura do Rio, faltava um documento do Corpo de Bombeiros. Como o centro de treinamento continuou funcionando, a Prefeitura multou o Flamengo 30 vezes e decidiu interditar o local que, apesar disso, continuou funcionando.
O Certificado de Aprovação (CA) é a documentação que atesta a existência e o funcionamento dos dispositivos contra incêndio previstos pela legislação vigente. Não se trata de alvará de funcionamento (estabelecimentos comerciais) ou habite-se (imóveis residenciais). Estes documentos são emitidos pela Prefeitura.
As chamas atingiram as instalações onde dormiam jogadores entre 14 e 17 anos que não residiam no Rio. O incêndio começou por volta das 5h10 e foi debelado às 7h30. Peritos do Instituto Carlos Éboli afirmaram que foi identificado um curto-circuito no ar-condicionado, mas que a perícia ainda está em andamento e não há uma avaliação definitiva sobre as causas da tragédia.
O CT está também na mira do Ministério Público do Estado do Rio desde 2015. O órgão ajuizou uma ação civil pública, alertando para as precárias condições de habitação dos alojamentos. Após as visitas, os promotores chegam a comparar as instalações do CT às unidades do Departamento Geral de Ações Educativas (Degase), instituição de cumprimento de medidas socioeducativas de menores infratores.
O Ninho do Urubu é um centro de treinamento que é utilizado pela equipe de futebol profissional do Flamengo e por suas categorias de base. O espaço é considerado um dos mais modernos centros de treinamento da América Latina e um dos maiores do mundo e conta com um módulo profissional, dois campos, campo de treinamento para goleiros, além de outras estruturas.
Em 2018, ano de inauguração do novo módulo profissional, a estrutura pré-existente foi deixada para as categorias de base e, para o futebol profissional, foi disponibilizado um novo módulo, com novos alojamentos, um parque aquático, academia, mais um campo de futebol (totalizando cinco).
Clubes campistas manifestam solidariedade
Os clubes de futebol de Campos expressaram manifestações de pesar ao Flamengo pela tragédia ocorrida.
O Americano, através de sua página no Facebook, igualmente se solidarizou com o coirmão carioca. “Em nome de todo clube, desejamos força e conforto às famílias neste momento tão delicado”. Também em sua página, o Campos Atlético Associação prestou solidariedade ao Rubro-Negro.
O Alvianil também se manifestou pelas redes sociais. “O Goytacaz se solidariza com o Flamengo, familiares e amigos das vítimas deste terrível incêndio no CT Ninho do Urubu. Sonhos interrompidos e famílias devastadas”.
Ex-nadador do Flamengo, o presidente da Fundação Municipal de Esportes, Raphael de Thuin, expressou suas condolências ao Rubro-Negro e às vítimas da tragédia no Ninho do Urubu.
“Considero o Flamengo a minha segunda casa e essa tragédia me deixou muito triste porque representei com muito orgulho o clube por mais de 20 anos. Parece que foi dentro da nossa família. Que Deus dê força a todos os familiares e amigos desses jovens, que buscavam realizar o sonho tendo no esporte a ferramenta, para um futuro melhor”, Thuin que também é conselheiro do Flamengo e laureado.
Mortos e feridos
Confira os nomes das vítimas identificadas:
— Gedson Santos
Tinha 14 anos e era natural de Itararé (SP). O meio-campista era recém-contratado do Athletico Paranaense.
— Rykelmo de Souza Vianna
Tinha 16 anos e atendia pelo apelido de Bolívia. Era natural de Limeira (SP) e jogava no meio de campo, como volante.
— Christian Esmério
Jovem morreu em incêndio. Ele era goleiro das categorias de base do Flamengo. Em abril, ele postou uma foto nas redes sociais de uma conquista com o clube.
— Arthur Vinicius de Barros Silva Freitas, 14 anos
Jogador morava com a família em Volta Redonda e completaria 15 anos no sábado (9).
— Pablo Henrique da Silva Matos, 14 anos
Primo do zagueiro Werley, do Vasco, jogava no Sub-17 do Flamengo, era de Minas Gerais e morava no CT.
— Athila Paixão, 14 anos
O adolescente era de Lagarto, Sergipe.
— Bernardo Pisetta
Nascido em Santa Catarina, era goleiro e já tinha atuado em outros times de futebol e equipes de futsal.
— Vitor Isaías, 15 anos
Nascido em Santa Catarina, era atacante e tinha seis meses de Flamengo. Começou a carreira no futsal do Figueirense.
— Jorge Eduardo Santos
Tinha 15 anos e era de Além Paraíba (MG). Ele começou a jogar futebol aos 7 anos e chegou às categoria de base do Flamengo aos 12 anos.
— Samuel Thomas Rosa
Tinha 15 anos, era de São João de Meriti e atuava como lateral direito.
— Cauan Emanuel Gomes Nunes, 14 anos
Em 2017, Cauan Emanuel, que ficou ferido, chegou a disputar o Campeonato Cearense pelo Santa Cruz e o Campeonato Futsal Colegial, pelo Salomé Bastos e Falcões da Vila, de Fortaleza. O jogador cearense está há três anos no Rio e, desde o ano passado, joga no Flamengo, disputando os campeonatos da categoria de base.
— Francisco Diogo Bento Alves, 15 anos
Francisco Diogo é goleiro da base rubro-negra e, segundo informações da Secretaria Municipal de Saúde, está fora de perigo.
— Jhonatan Cruz Ventura, 15 anos
Jhonatan Ventura é o que está internado em estado mais grave, com 40% do corpo queimado. Natural de Vila Velha, atua como zagueiro no time de base. Por volta das 9h45, ele passou por uma cirurgia no Hospital Lourenço Jorge, e depois será transferido para o Hospital Pedro II, referência no tratamento de queimados.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS