Mário Sérgio Junior
16/02/2019 18:37 - Atualizado em 18/02/2019 17:45
A conclusão da obra da ponte da Integração, que irá ligar São João da Barra a São Francisco de Itabapoana, ainda é incerteza. Administrativamente parada, a construção precisava da liberação de R$ 6 milhões, do total de R$ 32 milhões, cujo pedido foi feito ao secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico e Geração de Emprego e Renda, Lucas Tristão, em sua visita ao canteiro de obras no dia 11 de janeiro. Tristão ficou de levar o pedido ao secretário de Fazenda e iria sentar com o vice-governador para tratar sobre o assunto. Há um mês, o governador Wilson Witzel (PSC), em visita a Campos, também ressaltou que iria sentar com o secretário de Infraestrutura e Obras para falar sobre a ponte. Apesar das promessas, passado um mês, nada mais foi divulgado sobre a situação da obra. Em nota, o Departamento de Estradas de Rodagens do Rio de Janeiro (DER-RJ) informou que será definido o novo plano para recomeço das obras após a liberação do orçamento e análise dos recursos necessários para finalização do projeto.
Segundo o DER-RJ, o último repasse para a Premag, empresa responsável pela obra, foi feito em dezembro de 2018 no valor de R$ 27 milhões. No dia 17 de janeiro deste ano, a assessoria de imprensa do DER-RJ chegou a informar que o presidente do órgão, Uruan Cintra de Andrade, iria vir pessoalmente à região para fiscalizar as obras, porém um mês se passou e a visita também ainda não foi feita.
No mês passado, o diretor regional do DER-RJ, Ivan do Amaral Figueiredo, informou que, apesar da paralisação, a empresa responsável pela obra seguia com alguns ajustes de segurança. Indagado novamente sobre a situação do trabalho, na última sexta-feira, Ivan informou não ter novidades sobre o assunto.
A equipe de reportagem entrou em contato com a assessoria do governador Wilson Witzel (PSC) para saber se ocorreu a reunião com o secretário de Obras e se já existe algum prazo para liberação de verba para a ponte. Em resposta, a assessoria pediu para entrar em contato com o DER-RJ. Também foi feito contato com a Secretaria de Estado de Infraestrutura e Obras, mas nenhuma resposta foi enviada até o fechamento da edição.
A construção da ponte foi iniciada em junho de 2014 e está orçada em R$ 105,7 milhões. A ponte terá 1.344 metros de comprimento e 16,2 metros de largura. São 35 pilares, sendo 17 no trecho do rio Paraíba do Sul, 14 em São João da Barra e quatro em São Francisco. A ponte encurtará em 80 quilômetros a distância entre a sede dos dois municípios. Pelo lado de São João da Barra, a estrutura está compreendida entre a intersecção com a BR 356, próximo ao trevo do Açu, em São João da Barra, e a RJ 194, na localidade de Campo Novo, em São Francisco de Itabapoana.
Após diversas paralisações, a construção foi retomada no ano passado. O então governador Luiz Fernando Pezão (MDB) prometeu a conclusão até o fim do seu mandato. No entanto, acabou preso pela Lava Jato em novembro, sem cumprir o prometido.
O projeto da ponte atual substitui o original, de uma outra ponte, batizada de João Figueiredo, que teve início em 1981, mas foi paralisado em 1985, cinco anos antes da extinção do Departamento Nacional de Obras de Saneamento (DNOS), no governo Fernando Collor. Matéria divulgada no site da Prefeitura de SJB em 2013 informava que na estrutura antiga “eram 7 quilômetros de viaduto passando em uma área que fica totalmente alagada no período de cheia do Paraíba do Sul e a construção de um dique para determinados trechos seria inviável pela questão ambiental”.
Visitas foram feitas há um mês
As dúvidas sobre a conclusão da Ponte da Integração suscitaram após o governador Wilson Witzel não incluí-la nas prioridades para os 100 e 180 dias de governo. Após o anúncio e a cobrança por parte de parlamentares da região, o secretário estadual de Desenvolvimento Econômico e Geração de Emprego e Renda, Lucas Tristão, esteve nas obras a convite do deputado federal Wladimir Garotinho (PRP). Dias depois, durante inauguração do Centro de Recursos Integrados de Atendimento ao Adolescente (Criaad), em Campos, o governador garantiu que a obra da ponte será concluída.
Na visita de Tristão, o secretário ressaltou que iria levar a questão da liberação dos R$ 6 milhões para que a obra não parasse novamente ao secretário de Fazenda. Na ocasião, ele destacou que atual gestão recebeu uma “herança maldita”, com um caixa defasado em mais de R$ 10 milhões.
Já no dia 15 de maio, o governador Witzel esteve em Campos para inaugurar uma nova unidade do Degase e, ao falar sobre a ponte, destacou que é necessário vontade política. “O custo para terminar a ponte é algo em torno de R$ 30 milhões. Não é um custo elevado, mas é preciso vontade política para fazer. Estou com o secretário de Obras estudando possibilidades. Nós vamos terminar agora em Nova Iguaçu dois viadutos, que são valores muito menores do que esse. E essa ponte da Integração, ela está na minha mesa de trabalho para que a gente possa sentar com o secretário e prover recursos para concluir essa obra, que certamente vai trazer um retorno econômico e um conforto para os passageiros”, disse durante a inauguração do Criaad.
Municípios esperam por posição
Tanto São João da Barra quanto São Francisco de Itabapoana aguardam pela conclusão da ponte da Integração. A prefeita de SJB, Carla Machado (PP), já ressaltou inúmeras vezes a importância da construção para a região. Em nota enviada na última sexta-feira, a Prefeitura de SJB informou que na primeira agenda junto ao governo do Estado, o assunto será umas das pautas principais. “Mas a esperança pela sua conclusão é grande, até porque o governador garantiu a continuidade da obra em sua primeira visita à região, no dia 15 de janeiro, em Campos”, dizia a nota.
No dia 17 de janeiro deste ano, o vice-prefeito de SFI, Claudio Henriques, representou a prefeita Francimara Barbosa Lemos (PSB) em uma reunião com o presidente do DER-RJ, Uruan Cintra de Andrade. Na ocasião, a conclusão da ponte da Integração foi debatida e Uruan destacou que dentre as construções do governo estadual esta “é prioridade”, dado o desenvolvimento que ela trará ao Rio de Janeiro. No entanto, não foi divulgado nenhum prazo para a entrega.
O DER-RJ também chegou a informar que vai analisar o contrato e abrir licitação para que os acessos da ponte da Integração sejam construídos. O órgão está elaborando um diagnóstico para mensurar o que falta para a conclusão do sistema viário que engloba a ponte.