“A chuva tão esperada chegou a São João da Barra. Agora, mais do que nunca, é preciso conferir para não deixar água parada”. A orientação é do Núcleo de Controle de Zoonoses, da secretaria de Saúde de São João da Barra. O órgão também segue com o cronograma dos mutirões. Nesta sexta-feira, agentes de endemias visitaram 360 imóveis na Vila Esperança, em Atafona. Outros trataram de áreas alagadas. As ações são para combater o mosquito Aedes aegypti, transmissor de doenças como dengue, chikungunya e a zika vírus.
— Estamos realizando ações de vigilância e prevenção como mutirões, tratamento de bueiros, tratamento de áreas alagadas, vistorias com drone, visitas domiciliares de rotina, entre outras, para evitar o nascimento de mosquitos. Nos casos onde detectamos a presença de mosquitos adultos, atuamos com UBV Costal e UBV pesado (carro de fumacê), pulverizando inseticida para matar esses mosquitos — ressalta o diretor no Núcleo de Controle de Zoonoses, Marcos Machado.
A população deve fazer sua parte e o trabalho de mutirão será realizado até o dia 22 de fevereiro, sempre às sextas-feiras. O próximo mutirão está agendado para o dia 15, em Atafona e Grussaí, e no dia 22, será na sede do município e no bairro Telê Santana, em Grussaí.