Em um ano, o Canal Verde da secretaria municipal de Meio Ambiente e Defesa Civil (Sema) de São Francisco de Itabapoana (SFI) registrou queda de cerca de 50% no número de solicitações que envolvem queimadas. De acordo com a Prefeitura de SFI, os índices refletem o trabalho de conscientização produzido.
De acordo com o secretário municipal de Meio Ambiente e Defesa Civil, Ilzomar Soares, são desenvolvidos diversos tipos de ações nas redes sociais, rádios comunitárias e com lideranças políticas. Ele aponta, ainda, a “nova dinâmica de coleta de lixo” como fator que diminui a queimada induzida, beneficia a pureza do ar e, consequentemente, diminui a taxa.
“A queimada tem várias vertentes cumulativas. Desde a ordem de perdas ambientais, em espaços de ecossistemas importantes, por exemplo, até mesmo na saúde pública, haja vista que a entrada de pessoas com inalação e, possivelmente, bronquite tende a aumentar”, explicou. Outros prejuízos lembrados são o aumento da sensação térmica e das complicações para a produção agrícola.
Soares ressalta, por fim, para que “os moradores e visitantes não façam queimadas em seus quintais, usem a coleta programada e vistoriem os mangotes e válvulas dos fogões para uso correto”.
Em casos de pequenos incêndios, entre segunda e sexta-feira, das 8h às 17h, a população pode ligar para o Canal Verde através do telefone (22) 9.8161-6713. Nas demais situações, o 193 deve ser acionado. (A.N.)