Verônica Nascimento
19/02/2019 13:54 - Atualizado em 20/02/2019 18:01
O diretor de Planejamento do Americano Futebol Clube, Davi Fernandes, concedeu entrevista coletiva nesta terça-feira (19), no segundo dia da I Expocano, exposição de fotos do complexo esportivo e social do time alvinegro, que acontece no calçadão do Centro Histórico. O diretor informou sobre o andamento e prazos da obra do complexo. Um cronograma da Imbeg, empresa responsável pela obra, está previsto ainda para este mês, com a data mais aproximada de conclusão do complexo, a ser entregue ano que vem. Conforme o diretor, cerca de 60% da obra já foi realizada. "A parte de infraestrutura já está toda pronta, inclusive as arquibancadas. A empresa vai iniciar a parte dos vestiários, cada um com 120 metros, o acesso e a cobertura da área social. Depois, a próxima etapa será o gramado, a parte de instalação elétrica em geral e iluminação".
O estádio, em forma de U, tem capacidade para oito mil pessoas e a possibilidade de ampliação dependerá das competições. "É um estádio grande, com manutenção dispendiosa, com capacidade de acordo com as competições de que o time participa. À medida que o time crescer em termos de competições e o financeiro estiver fortalecido, podemos pensar em uma ampliação gradual da capacidade do estádio”.
Fernandes também falou sobre o CT do Americano e dos alojamentos. "Nosso Centro de Treinamento tem 20 quartos (suítes) no alojamento, a parte médica, academia, salão de jogos, parte administrativa, refeitório, cozinha industrial, tudo de acordo com a legislação. CT é o assunto do momento, mas temos todos os laudos exigidos pelos órgãos competentes, alvará de funcionamento, tudo dentro das normas legais. O alojamento é todo ok e, inclusive, como a legislação pode sofrer mudanças, sempre solicitamos vistorias desses órgãos, realizamos vistorias periódicas, para fazermos as adequações, se necessárias”, detalhou o diretor, acrescentando que o custo operacional do CT, atualmente, é de, em média, R$ 150 mil mensais, com os custos de funcionamento, como os de água e luz. “Para redução de custos, temos um planejamento para trabalhar, futuramente, com energia sustentável”.
Para o sócio-proprietário, o Americano terá, também, em seu complexo, a parte social. “Com piscina semi-olímpica de 25 metros, uma piscina menor, sauna, bar, salão de festas, uma estrutura similar a que tínhamos. Essa etapa da obra será entregue depois da obra do estádio. A parte social ficará na frente do complexo, onde também ficará o estacionamento. No setor fundo do complexo, pensamos em usar como campo de escolinha e peneira”.
Ainda há, de acordo com Fernandes, propostas dentro da vertente “Americano Clube Cidadão”. “Implantaremos, a curto prazo, propostas como a de disponibilizar ensino à distância para os atletas, porque nem todos serão jogadores, e, para membros das comunidades próximas do complexo, além do ensino a distância, fisioterapia”, concluiu o diretor de Planejamento do time alvinegro.