A Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec), instituição vinculada à Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, iniciou, nessa segunda-feira (25), o período de inscrição para a seleção de profissionais bolsistas para atuação no Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego – Pronatec. Os candidatos deverão se cadastrar no site www.faetec.rj.gov.br, no link Edital Pronatec, preenchendo o formulário disponível até às 12h, do dia 07 de março.
Os bolsistas atuarão nas funções de Instrutor e professor, pelo período de vigência e de acordo com a necessidade exigida pelos cursos. Poderão participar do processo seletivo: servidores efetivos da rede e profissionais que não possuem vínculo com a Faetec.
Os interessados deverão preencher corretamente o formulário de inscrição e seguir todos os pré-requisitos de acordo com as especificações do edital. É necessário possuir a formação exigida para atuar na disciplina, com carência de acordo com as especificações do edital. Os candidatos serão convocados de acordo com a necessidade de realização dos cursos.
A classificação para a concessão de bolsas se dará pela ordem da pontuação alcançada pelo candidato. Os que comprovarem mais tempo de experiência na área do curso pretendido para atuação terão mais chances, conforme o edital. Para o cargo de professor, o bolsista receberá R$ 40,00 pela hora/aula. Já a função de instrutor paga R$ 30,00 o valor da hora aula.
— A adesão à bolsa, em caráter temporário, é realizada, por meio Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), para atender especificamente aos cursos demandados e autorizados pelo governo federal. As atribuições para formação de cadastro reserva são semelhantes aos dos cargos de efetivos da Rede — diz Fernando Marinho, presidente da Faetec.