Procon recebe resposta da Enel sobre reclamações do valor da conta
Jane Ribeiro 20/02/2019 20:04 - Atualizado em 22/02/2019 18:11
Consumidores dizem que a rotina não mudou e medidas de economia foram adotadas, não havendo motivo para aumento
Consumidores dizem que a rotina não mudou e medidas de economia foram adotadas, não havendo motivo para aumento / Divulgação
Continua crescendo o número de reclamações dos consumidores ao receber a conta de energia elétrica. Nas últimas semanas, dezenas de pessoas utilizaram as redes sociais para reclamar da tarifa, com aumento de 50%, 75% e até 100%. As queixas também chegaram ao Procon de Campos, que intimou a Enel Distribuidora a dar explicações. A justificativa da empresa já foi entregue ao órgão, que segue analisando. Os consumidores estão sendo orientados a procurar o Procon caso se sintam lesados.
Isso é o que pretende fazer a empresária Maria José Pereira. Segundo ela, a conta do mês de fevereiro veio com 62% de aumento. Sendo que, segundo ela, no período de referência (janeiro) não ficou em casa durante o dia e nos finais de semana estava na praia.
— Antes de procurar o Procon quero saber da Enel de onde veio esse aumento todo, já que não fico em casa durante o dia e no final de semana a casa fica fechada. Achei o aumento totalmente desproporcional com o meu gasto. Não houve alteração em nada, já que o ar condicionado foi utilizado sempre à noite nos outros meses. Caso não consiga resolver, com certeza vou procurar o órgão — disse ela.
Em nota, o Procon informou que a concessionária enviou uma série de planilhas com fórmulas e cálculos sobre composição do valor da tarifa e incidência de tributos de acordo com cada faixa de consumo. “A equipe está analisando detalhadamente os dados, para esclarecimento dos fatos e em seguida, se for o caso, tomar as medidas necessárias”.
Também em nota, a Enel relatou que não há qualquer irregularidade no processo de medição e faturamento da companhia e informou que o consumo registra aumento no período do verão.
 
 

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