Sest/Senat oferece curso a cobradores
09/02/2019 16:50 - Atualizado em 15/02/2019 19:08
Sest/Senat
Sest/Senat / Divulgação
O Sest/Senat irá oferecer, de forma gratuita, qualificação e mudança de categoria da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) para cobradores que já tenham vínculo empregatício em empresas de Transporte Coletivo de Passageiros em todas as regiões do país. Serão oferecidas 9 mil vagas, em 46 unidades do Sest/Senat. As inscrições poderão ser feitas a partir do dia 19 de fevereiro, pelo site www.sestsenat.org.br/qualificacao. Para a unidade de Campos dos Goytacazes foram disponibilizadas 100 vagas.
A iniciativa busca contribuir para a empregabilidade dos cobradores, visto que muitas empresas de transportes passaram a operar com bilhetagem eletrônica. Outras cidades brasileiras, como Belo Horizonte (MG), Recife (PE) e Santos (SP), já extinguiram a função de cobrador no transporte público, o que vem acontecendo de forma gradual no Rio.
Dessa forma, o Sest/Senat capacitará os trabalhadores para que possam atuar como motoristas profissionais por meio da mudança da CNH da categoria B para a D. Além disso, haverá os cursos “Especializado para Condutores de Veículos de Transporte Coletivo de Passageiros”, necessário para o exercício da profissão de motorista do transporte coletivo de passageiros, de acordo com resolução do Contran, e “Aperfeiçoamento de Motorista para o Transporte de Passageiros”, realizado com prática no Simulador de Direção do Sest/Senat.
O candidato deverá comprovar vínculo empregatício na função de cobrador de ônibus; ter CPF; e enquadrar-se nas regras do Contran quanto aos requisitos de tempo de CNH para realizar a mudança de categoria. A empresa onde o candidato trabalha deve ter como atividade econômica principal o transporte e atuar no transporte coletivo urbano de passageiros. (A.N.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS