Reajuste suspenso veio na conta de água
Jane Ribeiro 05/02/2019 22:30 - Atualizado em 07/02/2019 14:52
Centenas de consumidores que receberam contas de água e esgoto que vencem em fevereiro com reajuste não sabem o que fazer. No último dia 25, a Justiça determinou, liminarmente, a suspensão da cobrança do aumento da tarifa no município, estabelecido no decreto municipal nº 344/2018. Publicado em dezembro do ano passado, o documento determinou o valor mínimo da conta de água e da tarifa de esgoto em R$ 43,63, cada. O reajuste foi de cerca de 10% e seria válido a partir de fevereiro de 2019. Segundo a Prefeitura de Campos, o município cumpriu o que estava previsto no contrato pactuado em 2015, entre a Prefeitura e a Concessionária Águas do Paraíba, responsável pelo serviço.
Assim que foi estabelecido o reajuste o boleto foi enviado para os consumidores, que hoje não sabem o que fazer para não pagar com aumento. A professora Maria Aparecida Cardoso é uma delas. Sua conta venceu no dia 4 e está com reajuste. Ela informou que não pretende pagar até que a concessionária informe como vai proceder.
— Minha conta veio com reajuste, assim como de muitas outras pessoas, mas até agora a empresa responsável não se manifestou quanto à devolução do valor cobrado. Vamos ter que esperar? Vamos ter que pagar e seremos ressarcidos na outra conta? Não sei o que fazer — disse ela.
O mesmo aconteceu com Catarina Santos, que recebeu o boleto com aumento e já efetuou o pagamento. “Não sei como proceder. Se a concessionária não tomar uma providência, vou procurar o Procon”, informou.
O superintendente do Procon Campos, Douglas Leonard, informou que já oficiou a Águas do Paraíba sobre a situação. A orientação é para que o consumidor procure a concessionária para resolver a situação. “A suspensão do reajuste foi no mês de janeiro, e o reajuste teria que ter sido cancelado, mas como foi no final do mês, estamos aguardando um parecer da concessionária para saber qual será o procedimento com quem recebeu o boleto com reajuste e também com as pessoas que já efetuaram o pagamento. Caso não resolva, vamos abrir uma reclamação e multar a empresa”, confirmou.
A Folha da Manhã tentou contato com a concessionária Águas do Paraíba, por e-mail, mas não houve retorno até o fechamento desta edição.

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