Após cobrança sobre ponte, secretário de Witzel visita região a convite de Wladimir
08/01/2019 22:35 - Atualizado em 14/01/2019 14:54
Depois de cobrança da Folha
O deputado federal eleito Wladimir Garotinho (PRP) agendou com o secretário estadual de Desenvolvimento Econômico e Geração de Emprego e Renda, Lucas Tristão, uma visita nesta sexta-feira, às 12h, à obra da ponte da Integração, que ligará os municípios de São João da Barra a São Francisco de Itabapoana. A iniciativa de Wladimir foi motivada por uma matéria da Folha da Manhã, publicada no último sábado, que observou o fato de a ponte não estar entre as prioridades do governador Wilson Witzel (PSC), conforme o “Plano de Diretrizes e Iniciativas Prioritárias”, com metas a serem cumpridas em até 180 dias, divulgado na semana passada.
Novela tem quase 40 anos
A ponte da Integração teve a pedra fundamental lançada no dia 6 de junho de 2014 pelo então governador Luiz Fernando Pezão (MDB), com previsão de ser concluída em um ano. Vieram os escândalos de corrupção, a crise que afetou o Estado e a construção foi paralisada, sendo retomada em 2018. Pezão, em visita ao Porto do Açu no fim de 2017, elegeu a obra como prioritária e prometeu finalizá-la. Porém, foi preso em novembro do ano passado e a novela da ponte — iniciada na década de 1980, com um projeto distinto, da ponte João Figueiredo, que teve os pilares abandonados desde 1985 — ficou para ter desfecho no governo Witzel.
Porto do Açu na agenda
Wladimir Garotinho observa que a obra da ponte é fundamental para o desenvolvimento da região e que o secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado ainda não conhece o local. Antes da visita à obra da ponte, mas ainda sem horário definido, Lucas Tristão e Wladimir também têm compromisso marcado no Porto do Açu. Em coletiva após a posse, Witzel destacou a importância do terminal portuário em SJB para o desenvolvimento regional. A ponte, inclusive, encurtará a distância terrestre entre o Açu e a cidade de Presidente Kennedy, limítrofe a São Francisco de Itabapoana, no Espírito Santo, onde será implantado o Porto Central.
Promessa do DER
Apesar de estar fora da lista de prioridades divulgadas por Witzel, a conclusão da ponte da Integração ainda faz parte dos planos do Departamento de Estradas de Rodagem (DER). Em nota, na última sexta-feira, o órgão estadual informou “que as equipes estão empenhadas para viabilizar a conclusão das obras dentro do cronograma previsto (março/2019)”. A visita do secretário de Desenvolvimento pode colaborar para que não ocorra o descumprimento de mais um de tantos prazos para a obra da ponte.
Farol-Barra do Furado
Depois de visitar o Porto do Açu e a ponte da Integração, em São João da Barra, existe a perspectiva, embora ainda sem confirmação, de que Wladimir e Tristão passem por outra importante obra regional que acabou abandonada: o Complexo Logístico Farol-Barra do Furado. A construção foi iniciada em fevereiro de 2012 e interrompida em meados de 2014. Também foram a crise econômica e os escândalos de corrupção envolvendo políticos e gigantes do ramo de petróleo que afundaram, inicialmente, o projeto que colocaria Campos e Quissamã no mapa do desenvolvimento e emprego.
Passo importante
A retomada das obras do Complexo Farol-Barra do Furado já foi defendida em várias oportunidades pelo prefeito de Campos, Rafael Diniz (PPS), e pela prefeita da Quissamã, Fátima Pacheco (Podemos). Deputados da região também já tentaram fazer com que os investimentos, fruto da parceria dos municípios com o Estado, sejam retomados. A possível visita do secretário de Desenvolvimento do novo governo estadual pode ser um primeiro passo importante neste sentido.
Única alternativa
A corrida eleitoral na planície começou tão logo foram apuradas as urnas em 2018. O ex-governador Anthony Garotinho (PRP) lançou a esposa — Rosinha Garotinho (Patri) — como a candidata do seu grupo em Campos, ignorando pendências jurídicas. Três dias depois, foi divulgada sentença, de 19 de dezembro, com mais uma condenação dela a oito anos de inelegibilidade, por participação em um esquema que desviou R$ 234,4 milhões da Saúde quando ela era governadora. Com tantos problemas jurídicos e após o resultado das urnas, tudo indica que o caminho para a família ter candidato 2020 seja somente Wladimir.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS