Ponto Final - Acertar o discurso
05/01/2019 16:23 - Atualizado em 14/01/2019 14:54
Acertar o discurso
O presidente da República, Jair Bolsonaro (PSL), precisa afinar seu discurso com o do seu ministério. Na posse, na última terça-feira, Bolsonaro falou à nação mais como candidato do que como novo presidente. E a fase de divisão, de discussões partidárias, ficou para trás. O que é preciso pensar, daqui para frente, é em políticas públicas que possam trazer bons resultados ao país. Em seus posicionamentos, ao menos até agora, Bolsonaro parece não entender o peso que uma declaração do presidente representa internacionalmente. Não dá para falar uma coisa pela manhã, para depois ser desmentido por um auxiliar.
Desencontro de informações
Na última sexta-feira, Bolsonaro afirmou que o ministro da Economia, Paulo Guedes, anunciaria “a possibilidade de diminuir” a alíquota máxima do Imposto de Renda. A ideia era que a alíquota caísse dos atuais 27,5% para 25%. O presidente também anunciou que a alíquota do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) seria elevada para compensar a prorrogação de benefícios fiscais às regiões Norte e Nordeste. Horas depois, os dois anúncios acabaram desmentidos. Primeiro, pelo secretário especial da Receita Federal, Marcos Cintra, e depois, de forma definitiva, pelo ministro-chefe da Casa Civil, Onyx Lorenzoni.
Deu certo
A parceria da Prefeitura de Campos com o Sesc para realização do “Alô Farol 2019” já parece ter dado certo. As atividades esportivas e culturais movimentaram a praia campista, ontem, o dia inteiro. Uma das inovações nessa parceria é fazer com que o público tenha atrações o dia inteiro, não só com shows, mas diversas atividades. Desde o réveillon que o Farol de São Thomé recebe público intenso e quem mais tem a agradecer com isso são os ambulantes, bem como os proprietários de quiosques, bares, restaurantes, hotéis e pousadas.
Praias lotadas
E não é só o Farol que comemora o movimento intenso na alta temporada. As praias de São João da Barra e São Francisco de Itabapoana também estão ficando lotadas. Do Pontal ao Açu, todas as praias do litoral de SJB estão liberadas para banho, segundo ultimo levantamento do Instituto Estadual de Ambiente (Inea). Em SFI, a única restrição é na praia do Sossego. Como acontece na praia campista, comerciantes estão entusiasmados com as vendas na alta temporada, que este ano é um pouco mais longa, já que o carnaval será em março.
Tradição na Baixada
A tradicional Festa de Santo Amaro, na Baixada Campista, começou ontem com o Novenário. Serão realizadas missas até o dia 14, sempre às 19h, na igreja do distrito. A celebração, que chega a 285ª edição, segue até o dia 15 de janeiro, dia do padroeiro da Baixada, com o ponto alto da programação: procissão, cavalhada e show religioso. A Prefeitura de Campos oferece apoio. A expectativa é de que pelo menos 100 mil pessoas passem pelo evento durante os 10 dias de programação.
Prevenção
O governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel (PSC), recebeu a minuta do Plano Emergencial e de Prevenção de Calamidades Públicas, estudo com propostas para minimizar eventuais danos em pontos críticos em consequências das fortes chuvas que atingem o estado durante o verão. O documento preliminar foi elaborado por um grupo de trabalho formado por diversas secretarias, como Casa Civil e Governança, Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, Defesa Civil, Ambiente e Sustentabilidade e Infraestrutura e Obras. A minuta traça “um breve diagnóstico sobre a situação atual do Estado”.
Todo Estado
O grupo de trabalho detectou que “há dificuldade de entrosamento entre o Estado e os municípios fluminenses, insuficiência de recursos e materiais, falta de manutenção dos equipamentos existentes e informações desatualizadas”. Segundo a Secretária de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos do Rio, Fabiana Bentes, a minuta do plano de emergência apresenta todas as medidas que podem ser tomadas em caso de chuvas de grandes proporções. O objetivo é minimizar o impacto de uma potencial tragédia em decorrência das chuvas neste período e, em seguida, fazer um plano mais sólido, com foco em 2020.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS