Soltura de filhotes de tartarugas encanta crianças e adultos em Grussaí
Camilla Silva 12/01/2019 13:39 - Atualizado em 17/01/2019 15:31
Isaias Fernandes
“Quantos anos vive uma tartaruga?”. Esta pergunta foi a pergunta do pequeno Pedro Silva, de 9 anos, a um agente ambiental durante a soltura de 20 filhotes de tartarugas na praia de Grussaí, em São João da Barra, na manhã deste sábado (12). O evento faz parte dos projetos Tamar e Férias Ambiental, uma parceria entre a secretaria municipal de Meio Ambiente e Serviços Públicos e o Porto do Açu Operações. A curiosidade despertada em crianças e adultos serve para sensibilizar sobre a importância da preservação e equilíbrio ambiental entre a natureza e o homem, segundo a secretária municipal de Meio Ambiente, Joice Pedra.
De acordo com a bióloga Daniella Terra, do Tamar, a região é importante para o ciclo de vida das tartarugas, pois conta com águas um pouco mais frias. “Compondo uma região de desova com maior incidência de machos, importante para o controle populacional da espécie”, explicou.
O projeto Férias Ambiental foi iniciado no dia 28 de dezembro do ano passado no Espaço da Ciência Maria de Lourdes Coelho Anunciação, no Balneário, e segue até o dia 22 de fevereiro.
Joice Pedra classifica o trabalho como importante também devido às parcerias. “Esse é um trabalho importante que temos realizado durante o verão e contar com as parcerias entre as instituições só enriquece esse projeto, que é voltado para a sensibilização da preservação e conservação ambiental”, destacou.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS