Grussaí recebe banhistas e tem atividades esportivas
Camilla Silva 12/01/2019 13:19 - Atualizado em 17/01/2019 15:30
Isaias Fernandes
Praia lotada até as últimas horas de sol. O movimento em Grussaí, São João da Barra, foi intenso e moradores e comerciantes afirmaram que a rotina tem sido assim. De acordo com levantamento da secretaria de Ordem Pública do município, em finais de semana a população de 40 mil habitantes costuma triplicar. Neste sábado (12), quem esteve pela praia pôde acompanhar uma ação ambiental de soltura de filhotes de tartarugas, além de eventos esportivos.
O comerciante Adriano Barreto comemorou o volume de visitantes na praia neste verão. “Tem ficado muito movimentado o dia inteiro. Você pode vir aqui até às 20h que vai encontrar gente ainda no mar”, comenta Barreto, acrescentando que no último ano as vendas estavam em baixa. “Este ano parece que as pessoas estão mais disposta a gastar também”, relata.
O último verão também foi difícil para Marcelo Gomes, que trabalha como ambulante nas areias de Grussaí desde 1995. “Em 2018, teve dia que eu trabalhei o dia inteiro e não tirei lucro nenhum. Nessas duas semanas de 2019 eu já ganhei a mesma coisa que consegui no último verão inteiro”, desabafa.
Isaias Fernandes
Além dos moradores do município que marcam presença no mar, o sabadão também foi dia da cidade receber visitantes. Cláudio Neves veio com a esposa e os filhos de Araxá, Minas Gerais, para passar a semana na praia. “Essa é a segunda vez que a gente vai a Grussaí e estamos animados. A programação está boa, tem muita coisa para fazer”, conta.
Sandro Canela e Eliana Barbosa são moradores de Itaocara, no Noroeste Fluminense. Ele conta que vai a SJB desde criança. Neste sábado, Sandro levou a sobrinha, Ana Lis Souza, de 2 anos, para a praia. “Eu tento passar pelo menos um mês inteiro do verão aqui desde que a minha família comprou uma casa em Atafona, quanto eu tinha 4 anos”, afirma.
Segurança – Segundo o secretário municipal de Ordem Pública, Rodrigo Machado, estão sendo realizadas operações em vários locais com dias e horários alternados.
Isaias Fernandes
— A questão da segurança também foca o planejamento do verão, como os shows e eventos. Temos aqui a presença da Polícia Militar, da nossa estrutura montada para garantir maior segurança e da Polícia Rodoviária Federal, na BR-356, fazendo operações. Isso está acontecendo em todo o município. Os trabalhos da secretaria de Ordem Pública estão sendo executados e, até agora, com êxito — destaca Rodrigo Machado.
Na manhã deste sábado, a Polícia Militar realizou uma ação da avenida Liberdade, em Grussaí, para fiscalizar veículos. Segundo a corporação, o foco é na prevenção de acidentes de trânsito, com ações educativas.
Atividade esportivas – O dia começou com a terceira etapa da Copa Verão de Barco a Vela, que reuniu pescadores artesanais competindo em canoas utilizadas no dia a dia do trabalho. A largada foi na Ilha da Convivência e a chegada no Cais do Imperador, na sede do município. No total, são quatro etapas e a última será no dia 9 de fevereiro.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS