Camilla Silva
23/01/2019 22:13 - Atualizado em 25/01/2019 18:49
Um guarda civil municipal foi filmado empurrando um homem no Jardim São Benedito, no Centro, na tarde de ontem. Segundo testemunhas, a vítima, identificada como Yann Maia, teria questionado a atuação de dois agentes do Grupamento de Proteção Social, que não se manifestaram enquanto um outro homem, não identificado, teria agredido física e verbalmente um grupo de estudantes que estava no local. No vídeo, o agente de segurança afirma que o homem queria “tirar onda” e o manda “sair fora”, “meter o pé” e ficar “de boca fechada” e empurra Yann, que cai no chão. A informação e o vídeo foram publicados primeiramente no blog Opiniões, hospedado na Folha 1.
O estudante de Ciências da Natureza do Instituto Federal Fluminense (IFF) Ruan Taruffe, filmou a ação. Segundo ele, os guardas ameaçaram apreender seu celular se ele não apagasse o vídeo. O advogado do Grupo Folha, João Paula Granja, afirmou que isso seria inconstitucional. Ruan e Yann foram encaminhados por guardas municipais para a 134ª Delegacia de Polícia (Centro), onde tiveram seus documentos verificados no sistema da Polícia Civil. Logo após, os envolvidos foram liberados.
O caso não foi registrado, porque Yann preferiu sair do local sem informar a agressão. Os estudantes foram orientados a procurar a Defensoria Pública, caso desejassem fazer alguma denúncia, o que não ocorreu até o fechamento desta edição.
O comandante da Guarda Civil Municipal de Campos, Fabiano Mariano, afirmou, ao blog Opiniões, que assistirá ao vídeo e, se constatar qualquer equívoco na conduta do seu agente, será caso de averiguação. Ele se dispôs, também, a receber pessoalmente o agredido ou as pessoas que testemunharam e filmaram a agressão, para formalização da denúncia na Guarda. “Mas posso garantir que qualquer atitude agressiva não é a orientação do comandante ou da instituição. A finalidade dos agentes da Guarda é atender aos munícipes”.