O Hemocentro Regional de Campos faz um alerta sobre o baixo estoque para atender toda a demanda solicitada à unidade. Devido à insuficiência de doações de sangue, as cirurgias eletivas em vários hospitais do município tiveram que ser suspensas e apenas os casos de emergência estão sendo atendidos. Para reverter o quadro, a equipe do Hemocentro pede, mais uma vez, que as pessoas compareçam à unidade para doações. O Hemocentro funciona diariamente, inclusive finais de semana e feriados, das 7h às 18h, no Hospital Ferreira Machado, que fica situado na rua Rocha Leão, n° 2, no bairro Caju.
— Nossa unidade tem estado cada vez mais vazia e isso nos assusta neste período de verão. Estamos precisando de todos os tipos sanguíneos e, por isso, apelamos para que a população se solidarize e se conscientize para nos ajudar a salvar vidas. Infelizmente, não podemos produzir sangue de outra forma que não seja através da doação. Por isso, fazemos esse alerta — afirmou o gerente administrativo do Hemocentro, Luciano Costa.
Para atender toda a demanda de 25 unidades hospitalares, o Hemocentro necessita de, pelo menos, 70 doações diárias, porém essa quantidade está bem abaixo do ideal. Para doar sangue é preciso apresentar documento de identidade com foto, ter boas condições de saúde, peso superior a 50 kg, idade entre 16 e 69 anos, não estar em jejum e não ter ingerido alimentos gordurosos nas últimas três horas. Menores de 18 anos devem comparecer com o responsável legal. Vale lembrar que o intervalo entre uma doação e outra é de 60 dias para homens e 90 dias para mulheres. (A.N.)