Uma equipe do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti), ligado à secretaria municipal de Desenvolvimento Humano e Social (SMDHS), esteve na manhã desta quinta-feira (17) na praia do Farol de São Thomé para realizar ações de conscientização contra a exploração do trabalho infantil de crianças e adolescentes.
A equipe percorreu a orla da praia campista, panfletando e conversando com moradores e turistas. De acordo com a orientadora social Alessandra Miguel, esse trabalho de conscientização é de extrema importância para que o trabalho infantil seja combatido.
“Durante abordagem nós entregamos um panfleto e conversamos sobre os direitos da criança e do adolescente, lembrando que trabalho infantil é crime e deve ser denunciado. Além do trabalho infantil, também damos orientações sobre violação dos direitos como violência física, psicológica e negligência, violação sexual, abuso familiar entre outros”, afirma Alessandra, enfatizando que para denúncia de trabalho infantil basta discar 100.
Veranista na praia do Farol, o aposentado Amaro Vandelino Vasconcelos Viana recebeu as orientações e ressaltou a importância do trabalho desenvolvido pela equipe. “Infelizmente sabemos que existe o trabalho infantil, mas temos que combater e avisar às autoridades se a gente souber”, afirma.
A equipe do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil estará na praia do Farol toda quinta-feira, das 8h às 13h. (A.N.)