Catarine Barreto e Verônica Nascimento
17/01/2019 13:43 - Atualizado em 18/01/2019 15:45
Com a prioridade de reduzir o número de homicídios, especialmente na área de Guarus, o tenente-coronel Rodrigo Ibiapina Chiaradia assumiu o comando do 8° Batalhão da Policia Militar (BPM) na manhã desta quinta-feira (17). Natural de Lages, Santa Catarina, Ibiapina, que comandava o 32° BPM de Macaé, substitui o tenente-coronel Fabiano Santos de Souza, elogiando o trabalho desenvolvido pelo antecessor. A troca do comando foi realizada pelo comandante do 6° Comando de Policiamento de Área (CPA), coronel Marco Aurélio Ciarlini Guanabyra Vollmer, e contou com a presença de autoridades policiais e políticas, entre elas, o prefeito Rafael Diniz e delegado titular do 6° Departamento de Polícia de Área (DPA), Geraldo Rangel.
Sobre o trabalho a ser desenvolvido pelo 8º BPM, o maior do interior do Rio, que abrange, também, os municípios de São João da Barra, São Francisco de Itabapoana e São Fidélis, o novo comandante diz que dará sequência ao que já vinha sendo realizado por Fabiano e que, primeiro, avaliará a estrutura do batalhão para novas ações.
— É um grande desafio sair de um batalhão “classe B” e assumir o batalhão “classe A”. Estou avaliando a estrutura, as ordens em vigor e, de imediato, darei prioridade às operações de verão, nas praias, dando continuidade ao excelente trabalho que o coronel Fabiano desenvolveu ao longo desses dois anos. Sei que a responsabilidade é grande. O 8° é um batalhão combativo e vamos agir de forma intensa para coibir os crimes em Campos e região. O número de pessoas que vivem e trafegam nessas cidades é grande, com população de mais de 650 mil habitantes, e é uma responsabilidade muito grande continuar desenvolvendo a segurança pública dentro da atribuição da Polícia Militar — disse Ibiapina.
Troca de comando aconteceu no 8º BPM
Troca de comando aconteceu no 8º BPM
Troca de comando aconteceu no 8º BPM
Troca de comando aconteceu no 8º BPM
Troca de comando aconteceu no 8º BPM
A preocupação do tenente-coronel para Campos é reduzir os altos índices de homicídios, concentrados, em sua maioria, na região de Guarus. E, para o subdistrito que concentra a maior mancha criminal do município, Ibiapina já tem um projeto:
— Guarus é um caso à parte. A gente vai desenvolver um trabalho de forma qualitativa, e já temos um projeto de instalação de cabine blindada para dar mais segurança ao policial e agir de forma mais intensa para coibir e reduzir a criminalidade, principalmente homicídios, e garantir mais segurança à população.