Quando a Folha da Manhã surgiu, trazendo como carro-chefe de sua campanha o slogan ‘Um Jornal do Nosso Tempo’, por coincidência Campos ingressou num período de várias inovações, entre elas no comércio lojista.
Com atraso, se comparado com outros municípios do mesmo porte, na década seguinte, anos 80, a cidade ganhava seu primeiro shopping center e inaugurava o conceito de disponibilizar ao consumidor várias lojas agrupadas num mesmo espaço.
Ocupando a área onde por décadas funcionou o tradicional Clube de Regatas Saldanha da Gama – defronte para o Paraíba – o Campos Shopping foi o pioneiro do segmento, não tardando para inspirar outros empreendimentos da mesma concepção.
Assim, nos últimos 30 anos, a cidade ganhou o Parque Centro, o Pelinca Square, o Vip’s Center, o Turf Centro, o Shopping Avenida 28, o Boulevard Shopping Center e o Plaza Center Shopping – além de outros de menor porte.
Vale observar que além de contribuir para mudar o visual de diferentes pontos da cidade, foi a partir dos shoppings que Campos passou a contar com grandes lojas de departamentos – as chamadas lojas âncoras – como Americanas, Riachuelo, Renner, Ponto Frio e outras. Hoje, algumas dessas ‘gigantes’ estão em espaços de rua, mas foram os shoppings que atraíram os primeiros investimentos.
Outro dado significativo é que com o fechamento do Cine Goitacá (já haviam encerrado as atividades o São José, São Salvador, Trianon, D. Marcelo e Capitólio), a cidade ficou sem um único cinema, e foram os shoppings que resgataram o importante espaço de entretenimento. Num primeiro momento, com os acanhados espaços no Campos Shoppings e Turf Center – que infelizmente não vingaram. Hoje, com modernas e confortáveis salas, divididas entre o Shopping Av. 28 e o Boulevard.
Para que se tenha ideia da relevância que representou a chegada desses espaços na cidade, durante um bom período a Folha da Manhã publicou um suplemento intitulado “Shopping’’ – cujo conteúdo logo se revelou como importante prestação de serviço ao público leitor.