O Programa de Controle da Tuberculose da secretaria municipal de Saúde (SMS) encerrou o ano de 2018 realizando mais de quatro mil exames de escarro para detectar a doença. No total, foram cerca de 4 mil consultas médicas realizadas e 1,6 mil consultas em enfermagem.
O programa ainda registrou cerca de 1,7 mil exames de raio X e cerca de 900 consultas realizadas com assistentes sociais do setor. Os principais sintomas da doença além da tosse persistente são o cansaço, emagrecimento, febre vespertina, perda de apetite e suor noturno. Diagnosticada a doença, o tratamento deve ser iniciado imediatamente de modo que a cadeia de transmissão seja interrompida.
A tuberculose é transmitida pelo ar quando o paciente tosse, fala ou espirra. O risco de transmissão é potencializado em locais com maior aglomeração de pessoas. Após duas semanas de tratamento o paciente não é mais contaminante, ou seja, ele deixa de transmitir a doença.
O Programa de Controle da Tuberculose funciona anexo ao Hospital Geral de Guarus (HGG) e recebe amostras de escarro de segunda a sexta-feira, a partir das 7h. (A.N.)