Americano próximo do paraíso
Matheus Berriel e Paulo Renato do Porto 09/01/2019 23:22 - Atualizado em 14/01/2019 14:23
Depois de seis anos na fila de espera, o Americano praticamente garantiu nesta quarta-feira sua vaga à fase principal do Campeonato Estadual, ao vencer o Macaé, por 2 a 0, no Moacyrzão. Com dez pontos ganhos, na liderança da seletiva, o Alvinegro enfrenta o Resende domingo, na última rodada, e precisa tão somente de um simples empate para se classificar. Vice-líder, a equipe do Vale do Paraíba bateu o Nova Iguaçu, por 2 a 1, no Laranjão, somando oito pontos.
Além do Americano e do Resende, outra equipe que ainda alimenta chances de classificação é o America, que enfrenta nesta quinta-feira o lanterna Goytacaz, às 20 horas, no Aryzão. Se o America empatar, o Americano entra na última rodada já classificado. 
Logo aos três minutos, o Americano chegou à rede, com Flamel, cobrando pênalti. O Americano começou bem o jogo, mas logo aos nove minutos perdeu o próprio Flamel que sofreu uma contusão no joelho e deixou o campo. O Americano perdeu em organização em seu meio campo.
A vantagem no placar trouxe ânimo à torcida do Americano, que compareceu em bom número e passou a incentivar o time.
Depois do gol, o Macaé exerceu certo domínio, mas não chegou a criar chances claras de gol. A equipe macaense tinha mais posse de bola, mas era o Americano mais perigoso quando encaixava os contra-ataques.
Nos 15 minutos finais do primeiro tempo, o Macaé passou a atacar mais, explorando bem o lado esquerdo, onde Léo Rosa tinha bastante trabalho na zaga alvinegra.
Aos 30, Junior Maranhão entrou na área, ganhou a disputa de bola e chutou para o gol, mas Luiz Henrique fez importante defesa.
Aos 32, de novo Luiz Henrique saiu do gol em mais um ataque do Macaé. Na sequência, zaga alvinegra impede outra investida do adversário e cedeu escanteio. Aos 34, Junior Araújo foi à linha de fundo, Matheus Babi concluiu, mas Espinho aliviou.
Mas, aos 42 minutos, o Americano chegou mais uma vez com perigo para ampliar. Léo Rosa cruzou para Gustavo que cabeceou para marcar o segundo gol.
Na saída, torcedores do Macaé hostilizaram o árbitro e o assistente pela marcação do pênalti no primeiro gol do Americano.
No final, inteligência para garantir a vitória
No segundo tempo, o Macaé voltou ainda mais ofensivo. O técnico Luiz Antônio Zaluar Macaé sacou Darlan, entrando Gilcimar. O Americano buscava fazer um jogo tático e de inteligência. Logo aos 15 minutos, Josué Teixeira substituía por Abuda a fim de dar mais consistência e controle da partida do meio de campo.
No primeiro lance em campo, o Macaé perdeu ótima chance. Gilcimar recebeu cruzamento açucarado e cabeceou sozinho, mas para fora. O Americano respondeu com Ricardinho que girou na entrada da área e chutou firme, mas Marcão fez defesa segura.
Aos 19, Junior Maranhão tabelou com Gilcimar na intermediária, mas chutou alto demais, longe do gol do Americano.
O Macaé tinha maior domínio, mas errava no momento de definição das jogadas. Aos 44, Maranhão Diego cobrou falta por cima da barreira, mas Luiz Henrique defendeu bem.
Aos 47, o Americano respondeu com Romário, que fez bela jogada individual e chegou cara a cara com Marcão, mas adiantou demais a bola e perdeu a chance.
No final, a torcida alvinegra comemorava a vaga cantando “Adeus, Goyta” em provocação ao rival Goytacaz, atualmente na lanterna da seletiva.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS